DACS | 23 Set 2022
Jornadas Nacionais de Catequistas a 22 e 23 de Outubro
Encontro decorre em Fátima e tem como tema “A identidade da catequese no directório”.
  © DR

Decorre nos próximos dias 22 e 23 de Outubro, em Fátima, as Jornadas Nacionais de Catequistas 2022. A iniciativa é promovida pelo Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) e faz parte do caminho de recepção e divulgação do novo directório para a Catequese, editado em 2020.

O tema deste ano é “A identidade da catequese no directório” e tem como referência bíblica «Que Deus abra uma porta à nossa pregação» (Col 4, 3).

Em comunicado, a coordenadora do Departamento de Catequese no SNEC afirma que é “preciso continuar este caminho de perceber e conhecer o que nos pede a Igreja, em cada tempo, no nosso ministério de catequista. Este encontro é o momento de aprofundar o conhecimento acerca do directório”.

O encontro vai aprofundar “os diferentes contextos onde a catequese acontece pois esta é uma missão não apenas dos catequistas, mas de toda a Igreja”, acrescenta.

A irmã Arminda Faustino dá ainda nota que “este directório traz novidades. Desde logo porque nos desafia a aprofundar e a intervir em contextos socioculturais específicos”.

"Vamos ter connosco testemunhos da catequese nas prisões, no território digital ou com a pastoral com a Pessoa com deficiência. São realidades, para muitos, ainda distantes que é preciso dar a conhecer pois fazemos parte da mesma barca”, completa a responsável.

O Directório para a Catequese foi publicado em 2020 e torna evidente “a íntima ligação entre a Evangelização e a Catequese, destacando-se a união entre o primeiro anúncio e o amadurecimento da fé, à luz da cultura do encontro”.

Marcará presença no encontro o padre Francisco Romero, Secretário da Comissão evangelização, catequese e catecumenado de Espanha.

Além das conferências e do painel de debate, o programa do sábado contempla a participação no Rosário e Procissão de Velas na Capelinha das Aparições . O encontro termina no domingo com a Celebração da Eucaristia, na Basílica da Santíssima Trindade, presidida por D. António Moiteiro.