DACS com Ecclesia | 16 Set 2022
Renovamento Carismático Católico reúne em Fátima
XLV Assembleia Nacional decorre de 16 a 18 de Setembro no Santuário de Fátima.
  © DR

O auditório Paulo VI, no Santuário de Fátima, acolhe nos dias 16, 17 e 18 de Setembro a Assembleia Nacional o Movimento Renovamento Carismático Católico (RCC) Portugal.

Em comunicado, o RCC refere que o tema da XLV assembleia nacional é tirado da segunda carta de São Paulo aos Coríntios: “Mas graças sejam dadas a Deus, que, em Cristo, nos conduz sempre em seu triunfo e, por nosso intermédio, difunde em toda a parte o perfume do seu conhecimento. Porque somos para Deus o bom odor de Cristo”.

A nota dá destaque à presença dos bispos D. Joaquim Mendes, bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Comissão Episcopal Laicado e Família, D. Nuno Silva Dias, e do presidente do RCC Brasil, Vinícius Simões.

A iniciativa tem início esta sexta-feira, às 21h30. A primeira intervenção tem como título “a equipa de serviço diocesana como garante da unidade dos seus grupos de oração” e contará com a participação Vinícius Simões e José Luís Oliveira, o coordenador da equipa de serviço nacional do Renovamento Carismático Católico.

No sábado, as Dioceses dos Açores, Madeira e Aveiro iniciam o dia com o “acolhimento, louvor e oração”. Pelas 11h00 o presidente do RCC Brasil aborda o primeiro tema do dia. É neste segundo dia que é Celebrada a Eucaristia, às 12h00, e a Adoração ao Santíssimo Sacramento às 18h00. Antes, Às 16h00 decorrem quatro painéis sobre temas relacionados com o trabalho desenvolvido pelo RCC.

No domingo, após a oração das Laudes, o presidente do RCC Brasil fará a sua segunda intervenção no encontro. O encontro termina com a Celebração da Eucaristia, às 11h00.

O RCC, que em 2017 celebrou o seu 50.º aniversário, está presente em mais de 200 países e conta mais de 120 milhões de membros. O movimento “nasceu durante um retiro de estudantes da Universidade Duquesne de Pittsburgh (Pensilvânia, EUA), realizado de 17 a 19 de Fevereiro de 1967”.

Palavras-Chave: