Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 19 Set 2022
Missionárias Combonianas abriram em Braga primeira comunidade
Primeiras quatro Irmãs Missionárias Combonianas estão a ser acolhidas pelas Irmãs Hospitaleiras do Coração de Jesus.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © Irmãs Missionárias Combonianas

As Irmãs Missionárias Combonianas, no decorrer do 150º aniversário de Fundação (1872-2022), abriram na cidade de Braga a sua primeira comunidade. A abertura oficial foi celebrada no dia 15 de Setembro com a presença do Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Cordeiro.

Esta será uma comunidade de cinco irmãs, estando já quatro a residir em Braga, acolhidas pelas Irmãs Hospitaleiras do Coração de Jesus.

"A pandemia foi-nos ajudando a ter um certo ritmo e as Irmas Hospitaleiras têm sido acolhedoras e colaboradoras incansáveis neste processo. Somos independentes, cada comunidade tem o seu espaço e o seu ritmo", refere a Irmã Maria da Conceição Leal Pais Neto, responsável por coordenar a comunidade.

A decisão de abrir uma comunidade foi fruto de um longo processo de reflexão e discernimento. 

"As nossas casas das comunidades aqui em Portugal sempre foram casas de formação e Animação Missionária. Agora as exigências são outras e necessitamos ambientes para as irmãs que regressam das missões, depois de longos anos de serviço, com problemas de saúde e necessitadas de outros serviços, incluindo ambientes e cuidados. Como a Missão Ad Gentes e a Animação Missionária não podem ficar em segundo plano, esta oportunidade com as irmãs Hospitaleiras pode ser uma solução para responder ao cuidar... e continuarmos activas na vivência do nosso Carisma e Missão Ad Gentes", explica a responsável.

[Notícia actualizada a 19 de Setembro, às 09h35]

PARTILHAR IMPRIMIR
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190