Arquidiocese de Braga -

8 setembro 2022

Religiosa Italiana assassinada em Moçambique

Fotografia DR

DACS com Fundação AIS

Maria De Coppi integrava a Missão de Chipene no Distrito de Memba, na Diocese de Nacala

\n

A Irmã Maria de Coppi, de 83 anos e natural de Itália, perdeu a vida na noite desta terça-feira após um ataque armado que destruiu a missão católica na diocese de Nacala.

O assalto, ocorrido na noite de terça-feira, começou às 21h00 e só terminou perto das 2 horas da madrugada. Além da Igreja da missão, foi destruída a escola, o centro de saúde, a casa das religiosas, a biblioteca, o lar dos rapazes e das raparigas e as viaturas.

No local estavam pelo menos mais duas irmãs e dois sacerdotes. Após a Irmã Maria de Coppi ter sido assassinada, com um tiro na cabeça, os restantes conseguiram fugir para as matas juntamente com os jovens que se encontravam na missão católica.

Em declarações à Fundação AIS, o Bispo de Nacala descreve que os atacantes “destruíram tudo”. D. Alberto Vera acrescenta que "roubaram o sacrário, vandalizaram parte da sacristia e o sacrário, à procura de qualquer coisa, provavelmente dinheiro”.

O Bispo reconhece que “este é um grande golpe”, contudo acredita que os agressores “estão à procura de alguma publicidade internacional”. “Não penso que seja algo contra a Igreja. O que fizeram foi terror, mas não foi próprio de um grupo terrorista”, acrescenta.

Maria De Coppi integrava a Missão de Chipene no Distrito de Memba, na Diocese de Nacala, das Irmãs Missionarias Combonianas. O instituto missionário já lançou um comunicado fúnebre a dar conta do sucedido. No documento, assinado pela Irmã Laura Malnati, é descrito o percurso de vida da Irmã Maria de Coppi, destacando os seus 59 anos de trabalho na “pastoral paroquial e, particularmente, na formação das mulheres”.

A Superiora Provincial agradece “a todos pelas orações” e expressa a esperança de “que a alma da nossa Irmã Maria de Coppi descanse em paz.”

As cerimónias fúnebres decorrem dia 9 de Setembro, na Paróquia de Imaculado Coração de Maria de Carapira, mais conhecida como Missão de Carapira, pelas 9h30, e serão presididas por D. Alberto Vera, Bispo de Nacala.