Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 4 Jul 2022
Acólitos devem ser "servidores da paz"
Eucaristia do II Encontro Arquidiocesano de Acólitos foi presidida por D. Nuno Almeida, Bispo Auxiliar de Braga.
PARTILHAR IMPRIMIR
 

No passado sábado, dia 2 de Julho, o Santuário de Nossa Senhora da Penha, em Guimarães, foi o palco do II Encontro Arquidiocesano de Acólitos, que contou com a participação de adolescentes, jovens e adultos que exercem este ministério em muitas comunidades da Arquidiocese de Braga.

O encontro começou com o workshop “Rir com Deus”, orientado por Fernando Baptista, que alertou para a importância da linguagem não verbal e da importância do sorriso nas relações interpessoais e na vida espiritual, inclusive no serviço que os acólitos prestam na Eucaristia.

Depois do lanche, o Pe. Rui Sousa, director do Departamento para a Liturgia, orientou um momento formativo, que teve como tema “Rezar com o corpo”, explicando o significado de gestos e atitudes na celebração da Eucaristia.

Já na Eucaristia, presidida por D. Nuno Almeida, o bispo auxiliar de Braga convidou os acólitos a serem servidores da paz nos seus grupos de acólitos e nas comunidades onde exercem o seu ministério.

Esta iniciativa pretendeu dar ênfase ao ministério do acólito e ajudar a despertar para a importância da linguagem não verbal na Liturgia. Perante o entusiasmo de todos os participantes, o Serviço de Ministérios Litúrgicos reassumiu a missão de continuar a promover actividades similares, convidando os acólitos a participarem nas actividades do próximo Ano Pastoral: a Peregrinação Nacional dos Acólitos a Fátima, no dia 1 de Maio, e o III Encontro Arquidiocesano de Acólitos, no primeiro sábado de Julho de 2023.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190