Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Agência Ecclesia | 1 Jul 2022
Publicada nova tradução das Cartas de São João
A tradução está disponível na página da Conferência Episcopal Portuguesa e os comentários podem ser enviados para o endereço electrónico biblia.cep@gmail.com.
PARTILHAR IMPRIMIR
 

A Comissão da Tradução da Bíblia divulgou esta quinta-feira o texto provisório das Cartas de São João, livros do Novo Testamento que mostram divisões nas primeiras comunidades cristãs.

A tradução está disponível na página da Conferência Episcopal Portuguesa e os comentários podem ser enviados para o endereço electrónico biblia.cep@gmail.com. Desde Agosto de 2021 que a Comissão disponibiliza mensalmente um novo livro da Bíblia.

De acordo com o padre Mário de Sousa, coordenador da Comissão, em declarações à Agência Ecclesia, estas cartas mostram que nunca houve uma comunidade perfeita” e realçam as “dificuldades” vividas pelos primeiros cristãos, após a pregação inicial dos apóstolos e seus fundadores.

O especialista observa, em particular, o confronto com as correntes gnósticas no mundo helénico, que levavam a uma deturpação do Cristianismo, considerando a pessoa de Jesus “apenas na sua divindade”, reservando “apenas a alguns” a possibilidade do conhecimento de Cristo.

Estas tensões levaram a “falta de comunhão e também de caridade”, nas comunidades destinatárias destes textos, criando “uma forte reação, nas cartas, contra os membros da comunidade que estão a deturpar a verdade do mistério de Jesus”.

 

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190