DACS com Vatican News/Agência Ecclesia | 26 Mai 2022
Papa preside a Rosário pela paz
Oração a 31 de Maio terá ligação a vários santuários, incluindo o de Fátima.
  © Vatican Media

O Papa Francisco vai presidir, no dia 31 de Maio, à recitação do Rosário pela paz na Ucrânia e no mundo, na Basílica de Santa Maria Maior em Roma, em ligação com vários santuários internacionais, incluindo o de Fátima.

O Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização explica que, “na conclusão do mês mariano, o Papa Francisco deseja oferecer um sinal de esperança ao mundo, que sofre pelo conflito na Ucrânia, e se encontra profundamente ferido pela violência dos muitos cenários de guerra em várias partes do mundo”.

Além da Cova da Iria, a oração é realizada com ligação à Ucrânia, ao Iraque, Síria, Bahrein, Coreia do Sul, Lourdes (França), Czestochowa (Polónia), Loreto (Itália), Guadalupe (México) ou Knock (Irlanda), entre outros.

De acordo com o organismo do Vaticano, a recitação conta com uma família ucraniana, pessoas ligadas às vítimas de guerra e um grupo de capelães militares com as suas respectivas corporações como convidados, num “sinal de proximidade com os mais envolvidos na dinâmica desses trágicos eventos”.

Na celebração vão ainda marcar presença crianças que receberam os sacramentos da Primeira Comunhão e da Confirmação nas últimas semanas, escuteiros, famílias da comunidade ucraniana de Roma, representantes da Juventude Ardente Mariana Ordinária, membros do Corpo de Gendarmaria do Vaticano e da Guarda Suíça e fiéis das três paróquias de Roma intituladas à Nossa Senhora Rainha da Paz, juntamente com membros da Cúria Romana.

A oração em Roma vai decorrer diante da imagem de Nossa Senhora Rainha da Paz, encomendada por Bento XV ao escultor Guido Galli para pedir à Virgem Maria o fim da I Guerra Mundial, em 1918.

O Papa Francisco colocará uma coroa de flores aos pés da imagem antes de dirigir a sua oração a Nossa Senhora e deixar a sua intenção particular.

Palavras-Chave:
Papa Francisco  •  Rosário  •  oração  •  paz  •  Ucrânia