Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

DACS com Agência Ecclesia | 11 Mai 2022
Dia da Amizade entre Coptas e Católicos assinalado pelo Papa
O Papa afirma que “a amizade é a maneira mais segura para alcançar a unidade entre os cristãos”.

O Papa Francisco assinalou esta quarta-feira o 9º Dia da Amizade entre Coptas e Católicos com um “abraço fraterno de paz”, numa mensagem ao patriarca copta ortodoxo do Egipto, Tawadros II.

O Papa afirma que “a amizade é a maneira mais segura para alcançar a unidade entre os cristãos, pois nela vemos o rosto do próprio Cristo, que não nos chama de servos, mas amigos, e que reza para que ‘todos sejam um’”, e acrescentou o desejo de que a intercessão de Santo Atanásio “cuja vida e ensinamento inspiram nossas Igrejas, guiar-nos no caminho para a comunhão plena e visível”.

Francisco diz que, atentos às palavras de Cristo – ‘vocês são meus amigos, se fizerem o que eu ordeno’ – podem continuar a “peregrinação de fraternidade cristã”, em especial a preparação para a celebração do décimo aniversário do “memorável encontro em Roma”, em 2023, e do 50.º aniversário do “encontro histórico entre o Papa Paulo VI e Shenouda III”.

Para o Santo Padre, o 9.º Dia da Amizade entre Coptas e Católicos oferece, mais uma vez, a “feliz oportunidade de expressar a sincera gratidão pelos vínculos espirituais que unem a Sé de Pedro e a Sé de Marcos”, e para assegurar a “amizade constante em Cristo”.

Na mensagem enviada a Tawadros II, o Papa lembra que se aproxima a solenidade de Pentecostes e pede ao Espírito Santo que os una cada vez mais.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social