Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

DACS com DRCN | 28 Abr 2022
Vai arrancar intervenção da Igreja Matriz de Vila do Conde
A intervenção na Igreja Matriz de Vila do Conde resulta de uma candidatura apresentada pela Direcção Regional de Cultura do Norte.

Foi celebrado na manhã desta quinta-feira o auto de consignação das obras de intervenção na Igreja Matriz de Vila do Conde, numa cerimónia com a presença do bispo auxiliar da Arquidiocese de Braga, D. Nuno Almeida.

A intervenção na Igreja Matriz de Vila do Conde resulta de uma candidatura apresentada pela Direcção Regional de Cultura do Norte, representa um investimento total de mais de 460 mil euros, e prazo de execução de 15 meses, este projecto focaliza-se nas obras de reabilitação e conservação prioritárias e de execução mais urgente.

O projecto de intervenção divide-se em duas áreas fundamentais: a torre sineira e a cobertura da igreja.

A intervenção na torre sineira tem como objectivo a recuperação de todas as suas estruturas, a construção de novas, melhorar a acessibilidade e favorecer a funcionalidade dos seus sinos e da visita ao seu interior.

Já as obras na cobertura da igreja têm como objectivo resolver os problemas de estanquidade à água detectados, com solução de elevada durabilidade, reduzida manutenção e de reduzido impacto no património edificado.

O portal manuelino da Igreja Matriz, que se apresentava em adiantado estado de degradação, já foi alvo de uma intervenção de conservação e restauro que abrangeu a totalidade da fachada.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social