Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com EDUCRIS | 28 Abr 2022
Responsáveis analisam “papel do catequista” no processo sinodal
D. Manuel Felício e a irmã Arminda Faustino participam em representação de Portugal.

A Secção da Catequese do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), organiza, de 28 a 30 de Abril, em Malta, um encontro para os delegados nacionais da catequese dos diferentes países da Europa.

Subordinado ao tema «Quanto de mim ouviste, transmite-o às pessoas de confiança» (2 Tm 2,2) a iniciativa vai analisar “a figura do catequista como testemunha de uma tradição viva de fé e o seu papel no actual processo sinodal”.

“Este será um momento para a partilha e o diálogo acerca do modo como foram acolhidos o documento Antiquum Ministerium e o Directório para a Catequese”, dois instrumentos essenciais para “aprofundar as directrizes da identidade do catequista do amanhã”, explicita a organização.

Em representação de Portugal participam o bispo da Guarda e vogal da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, D. Manuel Felício, e a irmã Arminda Faustino, coordenadora do departamento da catequese no Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC).

De acordo com a irmã Arminda, “este encontro vai permitir-nos dar conta do trabalho que temos feito em Portugal, quer na divulgação do Directório para a Catequese, desde logo na rúbrica «Directório em Análise: Desafios e caminhos para a Catequese», e, posteriormente nas Jornadas Nacionais de Catequistas nas duas edições de 2020 e 2021”.

Para a religiosa, o percurso Ser Catequista, a etapa inicial de formação, “incentivou o contacto e o estudo do próprio Diretório”.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva