DACS com Confraria Bom Jesus | 13 Abr 2022
Elevador do Bom Jesus com visita guiada a 18 de Abril

A Confraria do Bom Jesus do Monte assinala o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, no próximo dia 18 de Abril, destacando o património industrial, com uma visita guiada ao Elevador do Bom Jesus. A visita será orientada pelo director técnico do Elevador, o Eng. Fernando Mendes.

O cónego Mário Martins, presidente da Confraria, refere que “o objectivo é apresentar o elevador à comunidade numa perspetiva menos conhecida, mostrando o sistema de funcionamento sustentável e elementos técnicos, permitindo esclarecer mitos e curiosidades sobre o elevador. Por outro lado, valorizar o Elevador como parte integrante de um conjunto patrimonial de um valor inestimável, que configura o Bom Jesus como Património Mundial da Humanidade.”

O 140.º aniversário do Elevador é associado a este dia internacional, partilhando o tema definido pela Direcção-Geral do Património Cultural, em colaboração com o ICOMOS Portugal, dedicado ao “Património e Clima, com a finalidade de reconhecer o potencial do património cultural na construção de uma ação climática inclusiva, transformadora e justa, através da salvaguarda de todos os tipos de património cultural contra os impactos climáticos adversos, da construção de respostas informadas a situações de desastre, da implementação de um desenvolvimento sustentável resiliente ao clima, numa perspetiva de equidade e justiça.
Sendo o Elevador do Bom Jesus um património industrial altamente sustentável servirá como um exemplo de boas práticas.

A Confraria do Bom Jesus afirma que continuará com uma actuação sustentável, como um eixo estratégico na gestão desta estância. A dimensão ambiental do Santuário é uma prioridade, uma grande referência para a sustentabilidade que nos ocupa e preocupa.

As inscrições para a visita guiada são gratuitas, mas obrigatórias e devem ser feitas para o e-mail geral@bomjesus.pt. Existe um limite de 30 inscrições, por ordem de inscrição.