Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

DACS com Ponto SJ | 1 Abr 2022
Jovens portugueses querem mais participação e melhor acolhimento na Igreja
Mais de 600 jovens responderam ao inquérito promovido pelos Jesuítas em Portugal.

Um inquérito promovido pelos Jesuítas em Portugal revela que os jovens querem uma Igreja Católica com uma maior proximidade e capacidade de comunicação com os jovens, assim como uma maior abertura e acolhimento.

O inquérito, lançado no início de Fevereiro, recolheu mais de 600 respostas de jovens entre os 15 e os 35 anos, que afirmam que a Igreja pouco ou nada os ajuda na vivência da sua afectividade e sexualidade.

De acordo com a Companhia de Jesus, “ainda que a grande maioria sinta que a Igreja os ajuda nas dimensões mais significativas da sua vida, 13,4% considera que não é ajudada pela Igreja a lidar com as suas grandes preocupações”, entre as quais se destacam a inquietação face ao futuro, com a vida familiar e os temas relacionados com a vocação e o discernimento”.

Os resultados mostram que os inquiridos se sentem ajudados pela Igreja, “em especial no que respeita ao aprofundamento da fé – em que 48,4% dos jovens se sentem muito ajudados pela Igreja – e no que se refere ao autoconhecimento”.

Os Jesuítas vão sintetizar os resultados completos do inquérito para que estes contribuam para o actual Sínodo dos Bispos, 'Para uma Igreja sinodal: Comunhão, Participação e Missão'.

jovens  •  Igreja  •  Portugal
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social