Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Agência Ecclesia | 25 Mar 2022
Santa Sé apela à solidariedade na colecta de Sexta-feira Santa
Os territórios que beneficiam deste apoio são Jerusalém, Palestina, Israel, Jordânia, Chipre, Síria, Líbano, Egipto, Etiópia, Eritreia, Turquia, Irão e Iraque.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © Vatican Media

A Congregação para as Igrejas Orientais apelou à solidariedade com os cristãos da Terra Santa na colecta anual de Sexta-feira Santa, recordando a ausência de peregrinos em dois anos consecutivos devido à pandemia.

Numa carta enviada aos bispos, o organismo explica que o “gesto da oferta, mesmo pequena, mas da parte de todos, como o óbolo da viúva, consente aos nossos irmãos e irmãs de continuar a viver e a esperar, a oferecer um testemunho vivente do Verbo feito carne nos Lugares e pelas estradas que viram a Sua presença”.

A Congregação, que vai passar a ser Dicastério das Igrejas de Leste quando a nova constituição da Cúria Romana entrar em vigorrecorda que os cristãos da Terra Santa celebraram a Páscoa e o Natal, nos últimos dois anos, numa espécie de isolamento, “sem o calor e a amizade solidária dos peregrinos que visitam os Lugares Santos e as comunidades locais”.

O prefeito da Congregação, cardeal Leonardo Sandri, e secretário, arcebispo Giorgio Demetrio Gallaro, explicam que foi “por expresso desejo” do Papa que se iniciou “e se continua a celebrar a Coleta Pro Terra Santa” normalmente na Sexta-feira Santa, “dia da Paixão salvífica do Senhor”, e, nesse sentido, a colecta “não é nada de antigo ou ultrapassado”, porque exprime “a consciência das raízes”, que se encontram no anúncio da “redenção que se difundiu a partir de Jerusalém e chegou a todos nós”.

“Olhando para Cristo, que tocou até ao fundo a nossa realidade humana, deixando-nos inspirar pelos gestos de proximidade realizados pelo Papa Francisco nas suas Viagens Apostólicas, e acolhendo o seu convite para sermos solidários com os irmãos e as irmãs da Terra Santa, damos novo vigor e nova força à prática da Colecta da Terra Santa”, afirmam os responsáveis, que também destacam o trabalho das dioceses e dos Comissários da Terra Santa dos Franciscanos (Ordem dos Frades Menores).

Prefeito e arcebispo recordam que Francisco viveu duas peregrinações de esperança” às comunidades cristãs do Médio Oriente e da Terra Santa em 2021, “esperando contra toda a esperança, enquanto o mundo ainda estava sob a pandemia”, onde quis alcançar alguns entre os “mais sós e sofredores” – os irmãos e irmãs do Iraque (Mossul, Qaragosh, Bagdade), e às “terras da pregação apostólica” que são o Chipre e a Grécia.

A Congregação para as Igrejas Orientais lembra ainda que a Igreja – Corpo de Cristo – “continua a sofrer, especialmente no Médio Oriente”, mas também nos lugares do mundo onde “a liberdade de viver a fé é impedida pela perseguição em muitos casos”, pelo ambiente hostil, “frequentemente pela globalização da violência das guerras”, como acontece na Ucrânia.

A Colecta para a Terra Santa é a fonte principal para o sustento da vida que se realiza em torno dos Lugares Santos e o “instrumento da Igreja para se colocar ao lado das comunidades eclesiais do Médio Oriente”, e a Custódia Franciscana pode “sustentar e cumprir a importante missão” de guardar estes lugares e “favorecer a presença cristã”.

A Custódia da Terra Santa recebe 65% da Colecta, enquanto os restantes 35% são para a Congregação para as Igrejas Orientais, que a usa na formação de candidatos ao sacerdócio, o sustento do clero, actividades escolares, formação cultural e subsídios às diversas circunscrições eclesiásticas.

Os territórios que beneficiam deste apoio são Jerusalém, Palestina, Israel, Jordânia, Chipre, Síria, Líbano, Egipto, Etiópia, Eritreia, Turquia, Irão e Iraque.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190