Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Sampaio Viana | 4 Mar 2022
MEERU procura voluntários para combaterem isolamento
Recrutamento envolve um programa de capacitação para o qual os candidatos devem estar disponíveis e que decorrerá em quatro fases.
PARTILHAR IMPRIMIR
 

O projecto "MEERU Aproxima" está à procura de voluntários que queiram ajudar a combater o isolamento social e promover o envolvimento comunitário das famílias migrantes, refugiadas e requerentes de asilo que vivem agora em Portugal, particularmente nas cidades de Vila Nova de Gaia, Trofa e Braga. 

Os voluntários do projecto da Associação "MEERU Abrir Caminho" já promoveram 474 encontros de proximidade, que têm como objectivo alavancar a autonomia, inclusão e participação na sociedade das famílias acolhidas através de um trabalho mobilizador para o diálogo intercultural.

O recrutamento envolve um programa de capacitação para o qual os candidatos devem estar disponíveis e que decorrerá em quatro fases.

Após uma pré-selecção e entrevista, os candidatos irão participar em duas sessões online, nos dias 16 e 24 de Março pelas 21h15 e, posteriormente, na Academia de Proximidade, em formato presencial, a realizar-se nos dias 26 e 27 de Março e no dia 2 de Abril. No final, será feita a selecção dos voluntários e serão formadas as Equipas de Proximidade. 

Os voluntários que irão integrar as Equipas de Proximidade destas cidades devem estar disponíveis entre os meses de Maio e Dezembro de 2022, dedicando cerca de três horas semanais ao projecto. 

Este projecto está a ser implementado em parceria com a Casa de Saúde do Bom Jesus – Congregação das Irmãs Hospitaleiras de Braga, "Espaço T" e" AP Vila D'Este".

O formulário de inscrição para a pré-selecção dos voluntários está disponível online, em meeru.org/servoluntario. A MEERU disponibiliza ainda um Guia de Candidatura para esclarecer todas as dúvidas. 

O "MEERU Aproxima" tem o objectivo de construir e desenvolver comunidades que combatem o isolamento social das famílias refugiadas e migrantes em Portugal e potenciar a própria transformação comunitária através do seu acolhimento. 

A MEERU capacita e orienta os voluntários que constituem Equipas de Proximidade que acompanham famílias com visitas semanais, sendo responsáveis pela sua orientação cultural, por encontros de lazer e convívio e pela promoção do envolvimento e sensibilização comunitária. 

O "MEERU Aproxima" está hoje em oito cidades: S. João da Madeira, Gaia, Porto, Gondomar, Trofa, Maia, Braga e Viana do Castelo e abrange 13 famílias e 51 voluntários.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
MEERU  •  Acolhimento  •  Refugiados  •  Migrantes  •  Voluntariado  •  Braga
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190