21 Fev 2022
D. José Cordeiro recebeu Brasão de Ouro do Município de Bragança
Entrega do galardão aconteceu durante a sessão solene organizada pelo Município de Bragança que comemorou os 558 anos da ascensão a cidade.
  © Município de Bragança

O Brasão de Ouro do Município de Bragança foi ontem atribuído a D. José Cordeiro, Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas, que entre 2011 e 2021 exerceu ministério enquanto Bispo da Diocese Bragança-Miranda.

A entrega do galardão aconteceu durante a sessão solene organizada pelo Município de Bragança que comemorou os 558 anos da ascensão a cidade, numa cerimónia precedida de um espetáculo de Ópera: “Mátria”.

O Município, na sua página, refere os "10 anos de intenso trabalho na defesa dos valores sociais e humanos, sempre com uma postura de engrandecimento das instituições do concelho e de elevação do nome da Cidade, em relação de grande proximidade com a Câmara Municipal" de D. José Cordeiro.

Durante o seu discurso, o Arcebispo Primaz elogiou a cidade de Bragança, referindo-se-lhe como "uma cidade internacional e multicultural", em que "a maior riqueza é a diversidade".

"De todos depende, simultaneamente, que a nossa cidade seja cada vez mais uma terra de paz, de justiça, de diálogo, de boa convivência, de reconciliação e de harmonia social com uma cidadania activa, inclusiva e corresponsável", afirmou, elogiando também a sua "cada vez maior oferta cultural de excelência e do desenvolvimento integral".

D. José Cordeiro recordou ainda o seu percurso na Diocese e Cidade de Bragança e assinalou que festejar estes 558 anos é valorizar as raízes de onde provêm as pessoas e que as sustentam.

"A nossa profunda gratidão é para todas as Autoridades autárquicas, civis, académicas, forças de segurança e protecção, órgãos de comunicação social e paras todas as instituições, sobretudo, as que dedicam à solidariedade e ao Bem comum integral da pessoa humana na cultura da fraternidade universal e na amizade social", indicou.

O Arcebispo agradeceu e elogiou os presentes que receberam outras distinções como a Medalha de Valor e Altruísmo, pedindo que nunca se esqueçam de fazer o bem e reforçando que a melhor política é sempre aquela que está ao serviço do bem comum.

"Muito e muito bem-haja ao Município de Bragança pelo reconhecimento. Da minha parte dedico-o, com alegria e gratidão, à Diocese de Bragança-Miranda e à cidade de Bragança. Agora sirvo e amo a Igreja presente em Braga! Até sempre! Bragança, não me esquecerei de ti!", concluiu.

Palavras-Chave: