Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 21 Dez 2021
Papa concede bênção “Urbi et Orbi” no dia 25
  © Vatican Media

O Papa Francisco vai cumprir a tradição da bênção Urbi et Orbi no dia 25 de Dezembro, Solenidade do Natal do Senhor. Antes, no dia 24, celebra na Basílica de São Pedro, no Vaticano, a Missa do Galo.

A missa da vigília da Solenidade do Natal, no dia 24 de Dezembro, tem lugar às 18h30 portuguesas. Já a tradicional bênção ‘à cidade e ao mundo‘ é às 11 horas.

Em 2020, esta bênção foi dada na Sala das Bênçãos do Palácio Apostólico em vez da janela do apartamento pontíficio, onde era habitual. O local deste ano não foi especificado pelo Vaticano, porém Francisco já tem falado aos fiéis aos domingos a partir do apartamento pontífico.

No dia 31 de Dezembro, pelas 16 horas, o pontífice preside às vésperas da Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, com ‘Te Deum’ em “acção de graças pelo ano que decorreu”. A 1 de Janeiro, o Papa preside à Missa, a partir das 9 horas, no 55.º Dia Mundial da Paz.

A 6 de Janeiro celebra-se a Solenidade da Epifania do Senhor, que será celebrada pelo Papa Francisco também às 9 horas portuguesas na Basílica de São Pedro.

A habitual celebração na Capela Sistina por ocasião do Baptismo do Senhor está de volta. Francisco vai, assim, voltar a baptizar algumas crianças no domingo após a Epifania, a 9 de Janeiro.

Palavras-Chave:
Papa Francisco  •  Natal  •  Vaticano