Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

DACS com Agência Ecclesia | 22 Set 2021
Papa lamenta esquecimento de Deus na Europa
Francisco afirmou que “a presença de Deus é diluída” e que isso é visível “todos os dias”.
  © Lusa/EPA

O Papa Francisco lamentou esta quarta-feira o esquecimento de Deus na Europa, criticando o consumismo e o que chamou de “pensamento único”.

Na audiência geral desta manhã, no Vaticano, Francisco afirmou que “a presença de Deus é diluída” e que isso é visível todos os dias, no consumismo e nos vapores de um pensamento único, uma coisa estranha, mas que é real, que é fruto da mistura de velhas e novas ideologias. Isto afasta-nos da familiaridade com o Senhor, com Deus”.

O pontífice dedicou a reflexão semanal à viagem que realizou à Hungria e Eslováquia, de 12 a 15 de Setembro, que apresentou como “uma peregrinação de oração, uma peregrinação às raízes, uma peregrinação de esperança”. O Papa passou por Budapeste, para a missa de encerramento do Congresso Eucarístico Internacional, e por várias cidades da Eslováquia.

Francisco descreveu a viagem como “uma peregrinação de oração no coração da Europa, começando pela adoração e terminando com a piedade popular”, porque o Povo de Deus é chamado sobretudo a isto: adorar, rezar, caminhar, peregrinar, fazer penitência e nisto sentir a paz, a alegria que o Senhor nos dá. A nossa vida deveria ser assim”.

O Papa convidou todos a preservar as “raízes” da sua fé, rejeitando “interesses de prestígio e de poder, para consolidar uma identidade fechada”.

Departamento para a Comunicação Social