DACS | 19 Jul 2021
Seminário Conciliar marca 450 anos em 2022
  © Faz Sentido

O Seminário Conciliar de São Pedro e São Paulo, em Braga, vai celebrar, em 2022, os 450 anos desde a chegada dos primeiros estudantes, em 1572.

Na homilia de D. Jorge Ortiga na eucaristia deste domingo na Cripta do Santuário de Nossa Senhora do Sameiro – onde foram ordenados quatro novos sacerdotes –, a Arcebispo de Braga anunciou que “as equipas dos nossos Seminários irão preparar um programa para uma celebração condigna”.

Não fugiremos do nosso Programa Pastoral sobre a sinodalidade”, explicou D. Jorge, que acrescentou que se quer que a Arquidiocese tome consciência de que deve caminhar com os Seminários” e que Arquidiocese e Seminários distinguem-se, mas são uma coisa só.

O Seminário Conciliar foi fundado por São Bartolomeu dos Mártires após regressar do Concílio de Trento. Após o início das obras, em 1571, na zona do Campo da Vinha, em Braga, recebeu os primeiros estudantes no ano seguinte, 1572, apesar de o edifício ainda estar por concluir.

O Seminário mudou-se para o actual local, o antigo colégio dos Jesuítas, em 1881. Entre 1934 e o início do novo milénio funcionou no edifício da Rua de Santa Margarida onde hoje estão a Faculdade de Teologia da Universidade Católica e o Seminário Interdiocesano de São José – que recebe seminaristas das dioceses de Bragança-Miranda, Viseu, Guarda e Lamego.