15 julho 2021

Acção Católica Rural definiu plano para 2021/22

Fotografia DR

dacs

O movimento delineou um programa para apoiar o movimento católico a preparar-se para a Jornada Mundial da Juventude de 2023.

A Acção Católica Rural (ACR) em Portugal vai continuar a promover a campanha solidária «Cinco pães e dois peixes» e a «Caminhada de Oração». Foram essas algumas das conclusões do Conselho Nacional, que reuniu no sábado, dia 10 de Julho.

O movimento vai continuar a desenvolver a campanha nacional de solidariedade de apoio a diversas famílias «Cinco pães e dois peixes», cumprindo o lema do triénio, «Ser e viver para transformar». A ACR também vai dar continuidade à «Caminhada de Oração», no dia 16 de cada mês, que pode ser acompanhada em directo no Youtube.

A Acção Católica Rural delineou ainda um programa para apoiar o movimento católico a preparar-se para a Jornada Mundial da Juventude de 2023, do qual destaca a passagem da «Cruz ACR_JMJ» pelas dioceses onde está implantada.

O Conselho Nacional reafirmou a vontade de dar continuidade ao trabalho do movimento, “cada vez mais necessário nas comunidades onde está presente”, e avaliou como “muito positivas” as acções desenvolvidas durante a pandemia.

O movimento refere que foram promovidas, nas dioceses onde está implantado – Braga, Coimbra, Funchal, Guarda, Lisboa, Porto, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu –, actividades através das plataformas digitais, dando continuidade à sua acção e criando espaços de encontro e de confraternização.

A Acção Católica Rural foi criada pelo Papa Pio XI, em 1922, e está em Portugal desde 1933. É um movimento formado e dirigido por leigos jovens e adultos, abrangendo na sua acção adolescentes e crianças” e “obedece às características gerais” da acção católica, dedicando-se de forma organizada à “evangelização e promoção do meio rural” com um método de Revisão de Vida – ver, julgar, agir.