Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Ponto SJ | 19 Mai 2021
Companhia de Jesus celebra 500 anos da conversão de Santo Inácio
Primeira iniciativa acontece já no Domingo, dia 23, com uma vigília de oração internacional. Ano Inaciano prolonga-se até 31 de Julho de 2022, Dia de Santo Inácio.
PARTILHAR IMPRIMIR
 

As comunidades inacianas de todo o mundo comemoram os 500 anos da conversão de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus.

O Ano Inaciano foi convocado pelo Superior Geral dos Jesuítas, o Pe. Arturo Sosa, sj e vai iniciar-se amanhã, 20 de Maio, dia em que se assinalam os 500 anos da batalha de Pamplona. Foi nesta guerra que o então jovem guerreiro Iñigo foi atingido por uma bala, iniciando um longo período de convalescença, tempo que viria a ditar a sua profunda conversão e, mais tarde, a fundação da Companhia de Jesus.

Em Portugal, esta festa inaciana vai começar com várias celebrações que acontecerão, em simultâneo, nas principais cidades onde se dá a presença dos jesuítas: Braga, Santo Tirso, Porto, Coimbra, Covilhã, Lisboa, Almada (Pragal), Évora e Portimão.

Antes dessas eucaristias locais que reunirão os grupos que integram as várias comunidades inacianas, haverá uma emissão online, com uma ligação ao vivo a todos os locais, onde será apresentado este Ano e as suas principais iniciativas. Depois, as missas acontecerão localmente, sendo que a missa presidida pelo Padre Provincial, na comunidade inaciana de Lisboa, será transmitida no Ponto SJ.

O Provincial dos Jesuítas em Portugal sublinha a importância da “ferida que transformou totalmente a vida de Inácio de Loyola”, lhe deixou marcas físicas para o resto da vida, “mas cuja marca mais indelével foi a marca interior”.

O Pe. Miguel Almeida, sj lembra que o dia 20 de Maio de 1521 marca o início de uma peregrinação que vai levar Inácio a "ver novas todas as coisas em Cristo", palavras escolhidas, aliás, para o lema deste ano festivo.

“O seu olhar sobre o mundo, a sociedade, a Igreja e a própria vida oferecem-lhe uma perspectiva absolutamente nova. Chamamos-lhe conversão. Este Ano Inaciano pode também ajudar-nos, hoje, a olhar para as nossas feridas, pessoais ou sociais, e vê-las como um ponto de partida para uma nova vida”, acrescenta o Provincial dos jesuítas.

O Ano Inaciano vai prolongar-se até 31 de Julho de 2022, Dia de Santo Inácio, sendo que a 12 de Março comemorar-se-ão os 400 anos da sua canonização. Neste período, haverá inúmeras iniciativas, realizadas localmente ou de âmbito mais global: peregrinações, exercícios espirituais, encontros, formações, debates, novos livros e publicações e muitas atividades que procurarão aprofundar a dimensão espiritual e pastoral da família inaciana.

A primeira iniciativa acontece já no Domingo, dia 23, com uma vigília de oração internacional, que reunirá as comunidades inacianas de todo o mundo, contará com a presença do P. Geral e uma intervenção do Papa Francisco.

Mais informações serão publicadas no site www.pontosj.pt/ano-inaciano, que será lançado no dia 20.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Departamento para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190