8 abril 2021

YouTube do Vaticano conta com tradução em Língua Gestual

Fotografia Vaticano

DACS com Crux

Novo serviço chama-se "Ninguém excluído" e está disponível em Língua Gestual Italiana e Língua Gestual Americana.

O Vaticano lançou no fim-de-semana passada um novo serviço de Língua Gestual na sua conta de YouTube e, segundo o Crux, há mais planos para desenvolver outras ferramentas tecnológicas que ajudem as pessoas com deficiência a aceder mais facilmente ao conteúdo papal.

O novo projecto do Vaticano, "Ninguém Excluído”, foi formalmente apresentado no Domingo de Páscoa, permitindo às pessoas com deficiência auditiva o acesso às audiências gerais transmitidas ao vivo pelo Papa e aos discursos do Angelus e Regina Coeli.

Como parte do projecto, dois novos canais de Língua Gestual estão agora disponíveis na conta do YouTube do Vaticano, um com traduções em Língua Gestual Italiana e o outro com Língua Gestual Americana.

Para os próximos meses, o Vaticano tem também previsto o lançamento de uma App para pessoas com deficiências sensoriais, permitindo o uso integrado do conteúdo das redes sociais do Vaticano, com especial atenção para as pessoas com deficiência visual e de comunicação.

As traduções para a Língua Gestual estão a ser coordenadas pela Irmã Veronica Donatello, directora do Serviço Nacional dos Bispos da Itália para a Pastoral das Pessoas com Deficiência.

Em declarações à agência noticiosa italiana SIR, a Irmã Veronica afirmou que o novo serviço é “um sinal concreto de resposta e de proximidade a muitas pessoas, especialmente neste tempo histórico em que aqueles que já viviam em condições de fragilidade são postos à prova ainda mais severamente”.

Ainda de acordo com a responsável, esta preocupação com a Língua Gestual intensifica os esforços do Vaticano e dos bispos italianos “para construir uma sociedade cada vez mais evoluída e inclusiva através de sinergias que contrastam com a cultura do desperdício, colocando a pessoa no centro”.

O projecto é também uma resposta à mensagem do Papa Francisco de 2020 para o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, na qual o Pontífice sublinhou a necessidade de disponibilizar meios adequados e acessíveis para transmitir a fé.

“Espero que estes possam ser disponibilizados a quem deles precisa, na medida do possível de forma gratuita, também através das novas tecnologias que se mostraram tão importantes para todos durante esta pandemia”, explicou o Santo Padre.

Nos últimos anos, o Vaticano tem feito um esforço constante para chegar às pessoas que vivem com deficiências. Várias conferências foram realizadas pelo departamento do Vaticano para a Nova Evangelização sobre como a Igreja Católica pode envolver mais as pessoas com deficiência, com sugestões específicas como programas de catequese inclusivos.