Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | Foto: DR | 4 Jan 2021
Várzea e Gamil sugerem “Cantinhos da oração”
Comunidade Interparoquial tem avançado várias propostas através da sua página de Facebook.
PARTILHAR IMPRIMIR
 

O “Cantinho da Oração” é o mais recente desafio proposto através do Facebook às catequeses paroquiais de São Bento da Várzea e Gamil, no Arciprestado de Barcelos.

"Manifestando-se no imediato inviável ou pouco prudente o regresso à sala para a catequese presencial, desde o início do novo Ano Pastoral, sensivelmente, que pároco, coordenação da Catequese e grupo de catequistas têm, em jeito sinodal, lançado daquela forma um conjunto de desafios que estão a merecer a adesão das crianças e adolescentes, bem como dos seus pais, manifestada na partilha das respostas às diferentes interpelações – orientadas pela «bússola» litúrgica, mas sem ignorar outras fontes da espiritualidade cristã", adiantam as paróquias em comunicado.

O arranque das iniciativas, para enquadrar todo o ano no texto bíblico que serve de base ao Ano Pastoral, consistiu no convite à elaboração de um desenho sobre a Parábola do Bom Samaritano, onde explicassem o que é ser um Bom Samaritano através de exemplos concretos.

Já em tempo de Advento, a catequese destas comunidades paroquiais assumiu duas propostas arquidiocesanas, nomeadamente o Calendário do Advento e o “Correio da Esperança” (da Pastoral Penitenciária).

As crianças e os adolescentes foram também desafiados a construírem em casa, com a ajuda dos pais, a Coroa do Advento, actualizando-a a cada Domingo com alguma palavra/expressão/frase retirada de alguma das leituras da Missa do dia.

Procurando pôr a família a rezar, foram também disponibilizados através do Facebook esquemas, quer para a Novena da Imaculada Conceição, quer para a “Setena” de Natal, esta inspirada pela sequência das “antífonas do Ó”.

A 08 de Dezembro, as mães foram chamadas a responder ao desafio “Ser mãe é…”. “O que vou fazer neste Natal” foi outra sugestão proposta aos catequizandos e suas famílias, bem como “O que é o Natal para ti e para a tua família”, que envolvia um texto a completar.

Para o 1º de Janeiro, a Catequese interparoquial pediu aindaàs crianças que construíssem uma pomba em origami e uma oração, em tom mariano, pedindo a paz para o mundo.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190