DACS com Agência Ecclesia | 24 Abr 2020
Papa lembra professores e alunos pelo esforço para ensinar e aprender
Francisco afirmou também que as “estruturas não fazem pastoral”, antes “o coração do pastor”.
  © Lusa/Vatican Media

O Papa Francisco lembrou esta sexta-feira os professores e alunos que têm de “trabalhar muito” para ensinar e aprender.

“Rezemos hoje pelos professores que têm de trabalhar muito para dar aulas através da internet e de outros recursos mediáticos e rezemos pelos estudantes que têm que fazer os exames num modo que não estão habituados. Acompanhemo-los com a oração”, referiu o Papa.

Na homilia da missa na capela da Casa de Santa Marta, Francisco comentou o texto do Evangelho que narra a multiplicação dos pães e dos peixes e desafiou os pastores de hoje a uma “dupla proximidade” que adia o descanso para ajudar e “dar de comer” a quem precisa.

Para o Santo Padre, os pastores devem dar de comer a quem tem fome, dar “consolação” a quem está angustiado, apontar “uma saída” a quem está desanimado e “resolver os problemas” de quem enfrenta o erro.

“O poder do pastor é o serviço, não há outro poder. E quando enganam com outro poder,  destroem a vocação e tornam-se, não sei, gestores de empresas pastorais, mas não pastores”, afirmou.

“As estruturas não fazem pastoral: é o coração do pastor o que faz a pastoral”, sublinhou Francisco.

O Papa terminou a homilia a rezar pelos “pastores da Igreja”, para que “o Senhor lhes fale sempre” e “diga como as coisas estão” e diga para “não ter medo do povo de Deus, não ter medo de estar próximo”.

Palavras-Chave: