DACS com Sampaio Viana | 13 Jan 2020
Belinho celebra Santo Amaro
Festividades estendem-se por vários dias e garantem actuação de vários grupos corais.
  © Caminho Português da Costa

A comunidade paroquial de S. Pedro Fins de Belinho, no arciprestado de Esposende, celebra, no próximo dia 19, a festa em honra de Santo Amaro.

Às 09h00 está prevista a entrada no adro da igreja paroquial da Banda de Música de Belinho, seguindo-se, às 09h15, a entrada a fanfarra dos escuteiros de S. Bartolomeu do Mar.

Às 10h00 sai a procissão da igreja paroquial para a capela de Santo Amaro, onde é celebrada a Eucaristia, com os cânticos animados pela banda de música. No final da Eucaristia, a procissão recolhe à igreja. De tarde, a partir das 15h00, a banda de música protagoniza um concerto.

No dia 26, na capela, é celebrada Missa, com os cânticos animados pelo Grupo Coral dos Cantores da Manhã. A partir das 15h00 realiza-se um festival de folclore com o Rancho Folclórico de Galegos Santa Maria, Rancho Folclórico de Santa Eulália de Oliveira, Rancho Etnográfico de Danças e Cantares da ADRC de Gilmonde e Rancho Folclórico das Lavradeiras de Vila Franca.

No dia 2 de Fevereiro, às 10h00, é celebrada Eucaristia na capela, com os cânticos a serem animados pelo grupo coral Nossa Senhora da Guia. Às 15h00 actua a banda Arco Íris, encerrando assim as festividades.

No dia anterior ao começo das celebrações, a 18 de Janeiro, às 15h00, actua o conjunto Gente da Borga e às 19h00, na capela, é celebrada Missa com os cânticos animados pelo Grupo Coral de Jovens de Belinho. Às 20h00 está prevista uma sessão de fogo de artifício.

Até amanhã decorre a novena na capela de Santo Amaro, sempre às 19h00. No dia 15, dia litúrgico da memória de Santo Amaro, à mesma hora, é celebrada Missa na capela.

Palavras-Chave:
Belinho  •  Santo Amaro  •  Esposende  •  Festa