DACS com Pe. Sampaio Viana | 2 Jan 2020
Esposende celebra centenário da imagem de Santa Maria dos Anjos
D. Jorge Ortiga preside à missa solene de Sábado, dia 4.

A comunidade paroquial de Santa Maria dos Anjos, arciprestado de Esposende, celebra, entre os dias 2 e 5 de Janeiro, o centenário da imagem da sua padroeira.

Hoje, Quinta-Feira, dia dois, é celebrada, às 19 horas, na Igreja Matriz de Esposende, uma missa solene de abertura das comemorações. Às 21h tem lugar, no auditório municipal, a conferência intitulada “Esposende no caminho mariano”, a cargo do cónego José Paulo Leite de Abreu, vigário geral da arquidiocese de Braga, e do historiador Manuel Albino Penteado Neiva.

Amanhã, Sexta-Feira, tem início às 21h30 uma procissão de velas da capela de Nossa Senhora da Saúde para a Igreja Matriz.

Já no Sábado, dia 4, às 14h30, realiza-se a caminhada mariana “Da Guia aos Anjos”, desde a Apúlia (capela de Nossa Senhora da Guia, junto ao mar), até à Igreja Matriz de Esposende.

Nesse mesmo dia, às 19h30, também na Igreja Matriz, o Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga preside a uma missa solene, com apresentação da imagem de S. Bartolomeu dos Mártires e bênção do terço comemorativo do centenário. Às 21h30, Rão Kyao dá um concerto na Igreja Matriz, terminando o dia com uma sessão de fogo preso no Largo Rodrigues Sampaio (em frente à igreja).

No Domingo, às 09h30, na igreja matriz, é celebrada uma missa solene em homenagem ao monsenhor Adelino Pedrosa que, durante vários anos, foi pároco de Santa Maria dos Anjos e arcipreste de Esposende.

Às 12h15, na igreja matriz, é celebrada eucaristia solene, terminando com a exposição do Santíssimo Sacramento. Às 15 horas, no auditório municipal, tem lugar uma sessão de cantares ao Menino. As comemorações terminam às 19 horas,com a bênção do Santíssimo Sacramento e a celebração da eucaristia dominical.

Palavras-Chave: