DACS com Leigos para o Desenvolvimento | Fotos: LD | 8 Nov 2019
Leigos para o Desenvolvimento já têm Presentes de Natal Solidários!
Estão disponíveis dois modelos de Presépio e um Livro Infantil.

Os Leigos para o Desenvolvimento têm, uma vez mais, presentes de Natal solidários disponíveis.

A ONGd afirma que "ao adquirir qualquer um destes presentes solidários está a ajudar a que mais jovens em Angola consigam impulsionar os seus pequenos negócios, a que as comunidades em São Tomé e Príncipe sejam mais activas e tenham uma voz ou a que em Portugal mais mulheres tenham acesso a formação".

Para comprar um dos presentes pode visitar a página dos Leigos para o Desenvolvimento, enviar um e-mail para paulaferrinho@leigos.org ou ligar para os números 21 757 42 78 / 93 470 48 23.

Os presentes

Um dos presépios deste ano foi criado por Dora e Vítor Maniés, um casal português de artesãos com 20 anos de carreira no artesanato. O presépio é feito em madeira e as figuras da Sagrada Família têm vestes em pano-cru de algodão e manto em linho, usando tecidos tipicamente portugueses.

O outro modelo de presépio foi desenhado e construído pelo artesão e designer moçambicano Mom's Amade, que criou um presépio que identificasse África e o seu povo, utilizando a capulana, um tecido tipicamente africano, e as figuras de cor preta.

De acordo com os Leigos para o Desenvolvimento, "o livro infantil é uma reedição, depois do sucesso da 1ª edição d' A Ilha do Arco-Íris, das autoras portuguesas Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. Uma fábula onde, na voz de diferentes animais, se sensibiliza para a necessidade de perceber e aceitar as diferenças uns dos outros, num diálogo intercultural constante que passa pela partilha, pela solidariedade, pela necessidade de encontro com o outro e pela riqueza da diversidade".

As ilustrações são da autoria de Helena Pinheiro de Melo, ex-voluntária dos Leigos para o Desenvolvimento.

Os Leigos para o Desenvolvimento

Os Leigos para o Desenvolvimento são uma ONGD que trabalha há 33 anos para o desenvolvimento integral e integrado em países de expressão portuguesa.

Conta com projectos em Angola, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Promove Desenvolvimento Comunitário numa lógica de capacitação e sustentabilidade, em parceria com as comunidades locais, preferencialmente nas seguintes áreas: Dinamização e Organização comunitária, Formação e Educação, Empreendedorismo e Empregabilidade, Capacitação de agentes locais, Promoção do voluntariado e Pastoral.

O trabalho no terreno é feito por jovens voluntários que permanecem pelo período mínimo de um ano. Beneficiam anualmente dos seus projectos cerca de 50.000 pessoas e 150 organizações locais.

Palavras-Chave: