Arquidiocese de Braga -

21 março 2019

II Jornada de Filosofia da Religião debruça-se sobre o “enigma do mal"

Fotografia

dacs

Jornadas decorrem no Sábado, dia 4 de Maio, das 9h às 17h30, no Auditório Isidro Alves do Campus Camões da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais.

\n

Organizadas pelo Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos da Universidade Católica de Braga, as Jornadas de Filosofia da Religião decorrem no dia 4 de Maio (Sábado), no Auditório Isidro Alves. O tema desta segunda edição é "O enigma do mal: A persistência do mal e a (im)pertinência das teodiceias".

A programação conta com cinco conferências da responsabilidade de Andreas Lind, sj, Andrés Torres Queiruga, Frei Bento Domingues, Bruno Nobre, sj e João Duque. As jornadas estão acreditadas como formação de curta duração para professores do Ensino Básico e Secundário.

Segundo a organização, "A questão do mal constitui um dos maiores desafios que a filosofia e a teologia têm enfrentado ao longo da história do pensamento ocidental. Diante da realidade do mal, o argumento atribuído a Epicuro parece tornar ininteligível a concepção de um Deus simultaneamente bom e omnipotente."

"Tema marcante para os pensadores modernos, a reflexão sobre o problema do mal torna-se inevitável em pleno século XX, especialmente diante do escândalo da Shoah, onde o mal se apresenta como radical, efectivo, excessivo e inimaginável. Não obstante a imensa produção filosófica e teológica sobre o tema, o enigma do mal continua a inquietar e a suscitar novas perspectivas," acrescenta a organização.

As inscrições estão abertas e têm um custo de 10 euros até ao dia anterior e de 15 euros no próprio dia, sendo que a acreditação acresce cinco euros ao valor. Pode consultar o programa e inscrever-se no site: www.braga.ucp.pt/filosofiadareligiao.