DACS | 21 Set 2018
Pastoral da Saúde organiza retiros para pessoas em luto
Iniciativa divide-se em dois retiros. O primeiro começa na noite de 26 de Outubro e o segundo na noite de 08 de Março. As inscrições são obrigatórias.
  © Pastoral da Saúde

O Departamento Arquidiocesano da Pastoral da Saúde encontra-se a organizar dois retiros espirituais para pessoas em luto. O primeiro acontece entre os dias 26 e 28 de Outubro, enquanto o segundo decorre de 08 a 10 de Março, ambos no Hotel João Paulo II, no Centro Apostólico do Sameiro.

As inscrições são limitadas a um número de 25 participantes e podem ser realizadas através do e-mail
pastoral.saude@arquidiocese-braga.pt ou via telefone (253 203 180). As inscrições para o primeiro retiro devem ser realizadas até dia 08 de Outubro.

"O luto é um tempo para viver, mesmo que muitas vezes destrua sonhos, famílias e saúde. A fé é um dos elementos da esperança de sobrevivência a um luto, da possibilidade de nascer de novo. Quatro palavras-chave para esses dias: caridade, liturgia, serviço e anúncio. À luz da fé, com a ajuda de um padre e de uma psicóloga, queremos ajudar as pessoas em luto a entenderem-se e a ressuscitarem", referiu a Pastoral da Saúde.

O retiro procurará, dessa forma, responder a questões que acabam por se tornar habituais em quem se encontra a viver uma fase de luto: "Que me aconteceu? Só há luto quando há morte? Fazer o luto é esquecer? Com o tempo passa? Sentir-se zangado e abandonado por Deus é normal? Sentir culpa é normal? É possível falar com os mortos? A esperança cristã que nos diz? Jesus Cristo como nos guia?".

A Pastoral da Saúde explica ainda que pretende "ser o lugar da misericórdia gratuita, onde todos possam sentir-se acolhidos, amados, perdoados e animados a viverem segundo a vida boa do Evangelho".

"Sabemos que muitas vezes o luto «fecha» as pessoas na sua dor, na sua casa. Por isso, pedimos que seja missionário/a desta notícia a essa pessoa que conhece e que está em luto. Incentive-a, ajude-a, inscreva-a, acompanhe-a, se necessário", apela a Pastoral.

Palavras-Chave:
Luto  •  Pastoral da Saúde  •  Ressuscitar  •  Viver  •  Evangelho