10 setembro 2018

Centros de Preparação para o Matrimónio querem acompanhar todos os casais

DACS com Agência Ecclesia

Projecto da Federação Portuguesa dos Centros de Preparação para o Matrimónio quer levar o trabalho de acompanhamento da Igreja Católica mais longe.

A Federação Portuguesa dos Centros de Preparação para o Matrimónio apresentou este fim-de-semana o livro «Caminhada em Matrimónio – um guia para casais e famílias». A intenção é acompanhar todos os futuros e actuais casais, quer tenham casado através da Igreja Católica, que o tenham feito apenas pelo civil.

Joaquim Valente Silva e Diná Rocha, que compõem o casal responsável pela Federação, destacam um projecto que pretende marcar um ponto de “viragem” no trabalho que é feito pela Igreja Católica neste campo, que deve ir mais além do que “a preparação próxima do casamento”.

O casal admite que a novidade que esta publicação traz é a "abertura" a um novo caminho, "fora da zona de conforto" dos CPM, procurando incluir não só aqueles que se preparam para o matrimónio mas todas as famílias em geral.

Sobre como é que vai ser concretizado, “de forma prática”, este acompanhamento aos casais e às famílias ao longo do tempo, já está em marcha um trabalho “a nível nacional”, de envolvimento de “todas as dioceses” e de “todos os casais responsáveis quer do CPM quer da Pastoral Familiar”.

A Federação tem cerca de sete mil exemplares deste guião para os sacerdotes e os casais com experiência de trabalho na área da preparação e do acompanhamento do matrimónio. No entanto, referiu o presidente Joaquim Valente, a ideia é que “todos tenham acesso”, para que as propostas que estão inseridas no livro possam ser “difundidas para a sociedade civil”.

“Nós queremos ir ao encontro onde estão as famílias, onde estão aqueles que querem ser família, que os jovens, que os casais que estão sem qualquer vínculo de casamento, quer em Igreja quer até civil, possam-se predispor a fazer esta caminhada, que possa vir a culminar no sacramento do matrimónio”, completou Joaquim Valente Silva.

O guião está dividido em três partes, cada uma com seis temas para debater: uma primeira intitulada «Para refletir individualmente»,; uma segunda parte mais direcionada «Para os encontros de CPM», e uma terceira intitulada «Para aprofundar mais».