DACS | 30 Abr 2018
Encontro de Par'es é já no Sábado
Cultura e sabor juntam famílias de refugiados e voluntários à mesa na Domus da Habitat for Humanity, em Palmeira, Braga.

A Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR) encontra-se a promover um encontro entre famílias refugiadas e voluntários da região Norte de Portugal. A cultura e o sabor dão o mote a este almoço partilhado de Par’es que decorre no próximo Sábado, 5 de Maio.

A iniciativa está marcada para as 12h30 e conta com o apoio da Habitat for Humanity, que disponibilizou as suas instalações em Palmeira, Braga, para o almoço partilhado. O encontro conta também com animação cultural.

“Os encontros são importantes dado que permitem o convívio entre quem acolhe, quem é acolhido e as famílias acolhidas entre si. Para além disso, ainda pretende suscitar o interesse das pessoas em acolher estas famílias”, explicou ao DACS Helena Pina-Vaz, Directora do Colégio Luso Internacional de Braga (CLIB), membro da Comissão Executiva da PAR.

A responsável explicou ainda que esta é uma oportunidade de convívio entre acolhedores e acolhidos para além dos “assuntos do dia-a-dia” que ambos têm a resolver e que a “partilha de culturas e sabores” constitui um pretexto para estarem juntos.

“Muitos de nós nunca tinham pensado que a vida nos poderia trazer este enriquecimento. Guardamos esta experiência como uma das memórias mais recompensadoras das nossas vidas”, sublinhou.

No encontro podem participar todos aqueles que tiverem contribuído para instalar alguma família, mesmo que tenha sido apenas pela partilha de alguns objectos, mas também aqueles que quiserem conhecer a PAR e as famílias acolhidas ou mesmo vir a envolver-se.

Para além de membro da Comissão Executiva da PAR, o CLIB é em simultâneo instituição anfitriã de seis famílias, três das quais estando ainda a residir em Braga.

Palavras-Chave:
PAR  •  Par'es  •  Refugiados  •  Voluntários  •  Acolhimento  •  Habitat for Humanity  •  Partilha  •  CLIB