12 abril 2018

Nova ponte entre Porto e Gaia vai homenagear D. António Santos

Fotografia DR

DACS

O nome da nova travessia sobre o Douro vai homenagear o bispo D. António Francisco dos Santos, falecido em Setembro de 2017.

As câmaras do Porto e de Vila Nova de Gaia anunciaram, esta manhã, a construção de uma nova ligação entre as duas cidades. A travessia, que terá o nome "Ponte D. António Francisco dos Santos", em homenagem ao bispo do Porto, falecido em Setembro do ano passado, vai unir os dois concelhos entre Oliveira do Douro, em Gaia, e a zona de Campanhã, no Porto.

No anúncio do projecto António Tavares, provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, afirmou que a ideia é, "simbolicamente", "muito feliz". "Foi um homem que ajudou a fazer pontes, muitas vezes entre os mais desfavorecidos e aqueles que os poderiam ajudar. É o reconhecimento do seu trabalho e uma forma de perpetuar o seu nome e a sua memória," concluiu o provedor.

D. Jorge Ortiga reagiu à notícia no Twitter, declarando-a uma "justíssima homenagem a um extraordinário pontífice".

D. António Francisco dos Santos sucedeu em 2014 a D. Manuel Clemente na diocese do Porto. Marcou pela atenção dada aos mais frágeis, passando noites de Natal com os sem-abrigo. Em entrevista à Rádio Renascença, em 2015, reafirmou a vocação da Igreja para a ajuda aos mais necessitados: “É para eles que a Igreja mais deve trabalhar: na aproximação aos que estão desempregados, aos jovens que não têm futuro, aos que não têm casa, aos sem-abrigo, aos que são marginalizados, a este mundo imenso de refugiados, e de proscritos dos seus países que morrem, como as crianças na Síria. Tantos milhões de pessoas que vivem vítimas da violência, da guerra.”