D. Jorge Ortiga | 2 Mai 2008
Família, escuta e anuncia a Palavra de Deus
Os Santuários ocupam, na actualidade, uma importância especial na acção evangelizadora da Igreja. Sendo focais de culto, tornam-se centros privilegiados de anúncio da mensagem de Cristo.
Muitas podem ser as razões que motivam as peregrinações. Se é fundamental agradecer ou pedir, torna-se indispensável que, no seu programa pastoral, desenvolvam uma actividade de encontro com Cristo através do Sacramento da reconciliação e de diversas iniciativas que manifestem o amor de Deus.
Este ano espero daqueles que aí servem o Povo de Deus uma proposta que se situe na linha da conclusão do Programa Diocesano sobre a família com a capacidade de se abrir ao novo ciclo pastoral que se aproxima. Tivemos diante de nós o Programa de tornar a Família a Boa Nova para o terceiro milénio; agora desejaria que se criassem pontes para novos objectivos centralizados na Palavra de Deus vivida e anunciada como S. Paulo o fez. Daí que atrevo-me a pedir a todos os peregrinos que se disponibilizem interiormente para assumir um Programa de vida a partir duma interpelação muito significativa: Família, escuta e anuncia a Palavra de Deus. Acolhido, no Santuário, este pedido, importa que passe para a vida quotidiana e seja levado para as comunidades de origem.
Acreditamos que a família é a célula base da sociedade e sabemos que o futuro depende dela. Para isso, deve caminhar em atitudes concretas de leitura, meditação e escuta da Palavra de Deus. Importa, na verdade, que se deixe evangelizar, ou seja, possuir pela Boa Nova de Jesus Cristo. Descoberto este tesouro dentro dos lares cristãos, a família deve partir para os ambientes onde decorre a sua vida e tornar-se, com coragem e sem complexos, anunciadora da Palavra. O testemunho vale muito mais. Importa, porém, que não nos calemos num tempo em que tantas pessoas e instituições investem todas as suas energias para semear dúvidas, erros e falsas verdades.
Caro peregrino, algo te chamou a este Santuário. Aqui deixaste o teu amor na oração de súplica ou de agradecimento. Leva esta frase contigo: Família, escuta e anuncia a Palavra de Deus. Com os teus vê o que ela significa e não tenhas medo de a assumir. Nela encontrarás mais alegria e darás alegria a muita gente.
Que a peregrinação não seja mera rotina, curiosidade ou aproveitamento da paisagem. Há algo que pode mudar a vida de quem por aqui passou. Vamos levá-lo para casa.
Rezo convosco e por vós para que isto aconteça.
† D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz