DACS com Helena Vieira | 3 Jan 2017
"Do Natal aos Reis" na Capela Imaculada
Ciclo volta ao Seminário Menor, desta vez com a presença do Coro de Câmara da Bairrada.

A Pastoral da Cultura da Arquidiocese de Braga, em parceria com o Auditório Vita, encontra-se a promover o concerto anual do ciclo “Do Natal aos Reis”. A iniciativa tem lugar sexta-feira, dia 6 de Janeiro, às 21h30, na Capela Imaculada, e conta com a presença do Coro de Câmara da Bairrada.

O Coro de Câmara da Bairrada é dirigido pelo Maestro Tiago Matias, destacando-se a presença da solista, a soprano bracarense Eva Braga Simões.

O Coro de Câmara da Bairrada nasceu em 2005, agregando professores, pais e alunos da Escola de Artes da Bairrada (Troviscal – Oliveira do Bairro). Destacou-se desde a sua formação pelas parcerias com orquestras, nomeadamente a Orquestra Filarmonia das Beiras, Sinfonietta de Braga e a Orquestra de Câmara da Bairrada.

A música dos grandes compositores europeus, como J. Haydn, G. F. Haendel ou W. A. Mozart, entre outros, esteve sempre presente nestes programas com orquestra. Do repertório a capella destacam-se as obras de compositores portugueses contemporâneos como E. Carrapatoso, F. Lapa, E. Amorim e L. Cardoso, entre outros.

Resultado deste trabalho dedicado à música de cariz nacional, surge em 2014 o primeiro registo discográfico do Coro de Câmara da Bairrada, Natal Português, centrado na música tradicional portuguesa alusiva ao Natal arranjada por compositores portugueses.

Do Natal aos Reis

Desde a inauguração oficial do Auditório Vita, em Dezembro de 2008, este é já o sétimo concerto do ciclo “Do Natal aos Reis” que é organizado por Helena Vieira, docente do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Em 2011, o ciclo teve início com o Ensemble Clepsidra, dirigido pelo Maestro Borges Coelho. Em 2012 o Auditório convidou o Ensemble Arte Mínima, dirigido por Pedro Silva. Em 2013 foi recebido o Ensemble Capella Duriensis, sob a direcção de Jonathan Ayerst. No ano seguinte, o Maestro Borges Coelho dirigiu o Coral de Letras da Universidade do Porto, com a participação do actor Pedro Lamares. Em 2015 foram recebidos os Jovens Cantores de Guimarães, dirigidos pela Maestrina Janete Ruiz e no ano passado foi a vez do Coro Infanto-Juvenil da Universidade de Lisboa, dirigido pela Maestrina Erica Mandillo.

Palavras-Chave: