DACS | 4 Nov 2016
JUPAX: Refugiados e Dignidade Humana
Conferência das Comissões Justiça e Paz Europeias elaborou declaração intitulada "Criando um refúgio seguro para todos: Refugiados e dignidade Humana."

A Conferência das Comissões Justiça e Paz Europeias (JUPAX Europa) elaborou uma declaração intitulada "Criando um refúgio seguro para todos: Refugiados e dignidade Humana."

"A Justiça e Paz Europa tem sérias preocupações quanto ao actual debate público e a algumas decisões tomadas nos países europeus e pelas instituições europeias sobre a questão dos refugiados. A chegada dos refugiados é utilizada por vários partidos políticos para alimentar outras agendas políticas em muitas partes da Europa, isto é, campanhas anti-UE e xenófobas. Isso resulta de um debate fortemente polarizado, lançando suspeitas sobre os refugiados e criando uma divisão nas nossas comunidades. Dentro desta retórica, a humanidade dos refugiados, assim como a nossa própria humanidade, é cada vez mais esquecida", pode ler-se no texto.

A JUPAX Europa convidou ainda os Estados-Membros da UE e outros países europeus a abordar a questão dos refugiados a partir de uma análise holística, a abrir possibilidades de passagem segura para a Europa, a criar um sistema europeu de asilo que incorpore a solidariedade entre os países europeus e a investir na solidariedade local em vez de alimentar a polarização.

"As fronteiras e as ameaças à segurança dominam o pensamento de muitas pessoas. Colectivamente, muitas vezes deixamos de ver a humanidade nos outros, e falhamos nas nossas responsabilidades para com eles. Os refugiados estão a cruzar fronteiras em busca de segurança, mas todos nós precisamos de cruzar fronteiras se quisermos construir um refúgio seguro onde cada pessoa possa realizar-se", conclui o documento.

A Conferência das Comissões Justiça e Paz Europeias (Justiça e Paz Europa) é a aliança de 31 Comissões Justiça e Paz na Europa, trabalhando para a promoção da justiça, da paz, do respeito pela dignidade humana e do cuidado da criação. A Justiça e Paz Europa contribui para a consciencialização da doutrina social católica nas sociedades europeias e nas instituições europeias. O seu Secretariado-Geral tem sede em Bruxelas.

Pode descarregar o pdf da declaração na íntegra aqui

Palavras-Chave:
JUPAX  •  Refugiados  •  Dignidade  •  Declaração