2 janeiro 2008

À Comunidade Cristã da Paróquia de S. Cristóvão do Selho

Default Image

D. Jorge Ortiga

\nCaros Cristãos de S. Cristóvão do Selho.
A todos os meus respeitosos cumprimentos e para todos formulo votos de um novo ano de 2008 muito feliz, com muita saúde e paz.
Interiormente contrariado e contristado pela decisão, firme e decidida, do Senhor Padre Francisco José de Jesus Oliveira em querer abandonar para sempre a Paróquia de S. Cristóvão de Selho, tenho sofrido convosco a falta de paz e de serenidade que tem reinado na vossa Comunidade. Da minha parte, e contando com a generosidade e sacrifício dos sacerdotes, tive sempre a preocupação de que nada vos faltasse na assistência religiosa. As coisas, porém, ainda não estão a correr como todos desejaríamos. Iremos conseguir, com certeza, na esperança que nos anima.
Com este objectivo e para conhecimento de toda a Comunidade, sinto necessidade de vos informar do seguinte, até para evitar mal entendidos.
1 – Como sabemos, os Conselhos Económicos das 551 Paróquias da Arquidiocese terminaram o seu mandato de cinco anos, no dia 31 de Dezembro do ano de 2007. Foram apresentados os novos elencos para o próximo quinquénio, que vai de Janeiro de 2008 a Dezembro de 2012. Irão tomar posse em várias Sessões já marcadas e devidamente distribuídas pelos diversos Arciprestados ou Zonas Pastorais.
Em relação a esta Paróquia de S. Cristóvão de Selho, o Conselho Económico que vigorou até ao final de 2007, terminou também as suas funções.
Tendo em conta a situação instável que ainda se vive na paróquia, e para que tudo seja feito com a serenidade necessária, achamos por bem adiar por algum tempo a constituição do novo Conselho Económico. Até lá, as responsabilidades inerentes ao exercício do cargo ficam na pessoa do Pároco, Reverendo P. Manuel Ribeiro Alves, que saberá agregar a si outros Sacerdotes como seus colaboradores e delegados e solicitar o apoio de alguns leigos.
2 – Porque a constituição da Direcção do Centro Social Paroquial também depende do Conselho Económico da Paróquia, do qual o Pároco é o Presidente, aguardar-se-á a constituição deste, com novos membros, e no mais curto espaço de tempo possível, para, depois, se constituir a nova Direcção daquele Centro Social, do qual o Pároco também é o Presidente.
Que neste dia em que celebramos a Maternidade Divina de Nossa Senhora e o Dia Mundial da Paz, todos nos consciencializemos da necessidade de sermos construtores da Paz que, se é Dom de Deus, é também tarefa humana.
Braga, 1 de Janeiro de 2008, Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus
+ D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga