Arquidiocese de Braga -
17 março 2023
Semana Santa permite viver intensamente período de fé e de liturgia cristã

O programa religioso da Semana Santa de Braga foi apresentado hoje pelas entidades que o organizam.
\n \nEntre os dias 2 e 9 de abril, Braga vive um dos momentos mais intensos e participados do seu calendário, com a realização da Semana Santa, para a qual são esperadas cerca de cem mil pessoas de vários pontos do país e de diferentes países. Hoje, foi dado a conhecer o programa de cariz religioso, a cargo da Santa Casa da Misericórdia de Braga, da Irmandade de Santa Cruz e da Comissão Organizadora da Procissão da Burrinha.
As procissões do Domingo de Ramos, Quarta, Quinta e Sexta-feira Santa são o ponto alto da exaltação da fé cristã e, por isso, merecem um destaque especial em toda a programação da semana Santa de Braga. A Procissão dos Passos é o primeiro destes momentos e acontece no dia 2 de abril, sendo «o mais relevante cerimonial da responsabilidade da Irmandade de Santa Cruz«, nas palavras do provedor. A saída da igreja de S. Paulo será acompanhada de um momento musical da autoria do maestro Manuel Vilas Boas, seguindo-se a Via Sacra pelos sete calvários.
Procissão da burrinha conta com novidades
O Cortejo Bíblico “Vós Sereis o meu Povo”, mais conhecido por Procissão da Burrinha, conta este ano com cerca de 800 participantes e é o segundo destes imponentes momentos, apresentando-se este ano com algumas novidades, anunciadas pelo presidente da Junta de Freguesia de S. Victor, entidade organizadora, em conjunto com a paróquia.
Ricardo Silva fala mesmo numa «melhoria significativa» na forma como a procissão se vai apresentar este ano, começando desde logo pelos porta-cartazes que introduzem os 23 quadros e que «não eram os mais bonitos». Por isso, estes serão substituídos pelas réplicas de uns porta-cartazes que a paróquia de S. Victor encontrou durante umas arrumações e que contêm, de um lado, a imagem de S. Victor, e, do outro, a da Senhora da Piedade.
O responsável destacou ainda uma renovação do guarda-roupa, sobretudo no quadro das Tochas, assim como uma nova “Arca da Aliança”, «muito mais figurativa e fidedigna com o que narra a Bíblia».
Com a preocupação de «introduzir uma nova forma de olhar o património material e imaterial», Ricardo Silva destacou outra novidade, que é o lançamento de duas novas músicas, com letra do cónego João Aguiar Campos, e que passarão a integrar este cortejo bíblico.
Na quinta-feira, dia 6 de abril, sai à rua a Procissão do “Ecce Homo” – ou do Senhor da Cana Verde -, organizada pela Misericórdia de Braga e que evoca o julgamento de Cristo, quando Pilatos, dirigindo-se à multidão, gritou “Eis o Homem”.
Na apresentação do programa da Santa Casa da Misericórdia, o provedor destacou que, desde 2004, esta Procissão integra alegorias das 14 obras de Misericórdia, bem como figuras ligadas à fundação e à história das Misericórdias, marcando presença delegações de várias Santas Casas do país e do Secretariado Nacional da UMP, «demonstrando a vitalidade destas instituições e a sua perenidade, com forte ligação ao próximo e amor a Cristo».
A Misericórdia de Braga marca ainda presença na Procissão Teofórica que decorre no dia seguinte à tarde, na Sé de Braga, e, à noite, integra a Procissão do Enterro do Senhor, organizada pelo Cabido da Catedral, Irmandades da Misericórdia e de Santa Cruz e Comissão da Semana Santa.
Partilhar