Arquidiocese de Braga -
4 maio 2019
Ajuda para a diocese de Pemba
Nota Pastoral por ocasião das inundações na Diocese de Pemba.
\n \nIgreja, fermento de unidade
1. Como temos acompanhado pelas notícias dos últimos dias, a Diocese de Pemba –Província de Cabo Delgado - Moçambique, foi atingida pelo ciclone Kenneth. Apesar da prevenção efectuada, que ajudou a evitar danos mais avultados, além das vítimas e da destruição, somam-se agora as preocupações por responder às necessidades mais urgentes da população afectada.
2. A Arquidiocese de Braga expressa a sua dor e o seu pesar por mais este acontecimento desolador em Moçambique. Estamos em contacto com D. Luiz Fernando Lisboa, Bispo de Pemba, Diocese irmã, a quem tivemos já oportunidade de demonstrar a nossa solidariedade e comunhão. Como propõe o Papa Francisco na intenção de oração para o mês de Maio, acreditamos firmemente que a Igreja é fermento de unidade, também nos momentos de dor.
3. A equipa missionária da Arquidiocese de Braga (Susana Magalhães, Rui Vieira e P. Paulino Carvalho) que trabalha nessa Diocese (Paróquia de Santa Cecília de Ocua) encontra-se bem de saúde. As estruturas da sede da Missão resistiram mas ficaram ainda mais fragilizadas. Como em todas as paróquias da Diocese de Pemba, procede-se agora ao levantamento dos danos. Numa informação provisória, os danos mais avultados verificam-se nas habitações e nas culturas, a maior parte irremediavelmente perdidas. A curto prazo a fome vai atingir toda a população, provavelmente quando esta tragédia já não for notícia nos meios de comunicação social. Em algumas comunidades foram afectadas também as capelas e outros locais de culto.
4. Renovamos o apelo e convidamos, em ano missionário nacional, todas as comunidades cristãs de Braga a rezarem pelas vítimas deste acontecimento e suas famílias na oração pessoal e na Eucaristia do Domingo, dia 12 de maio. E como queremos concretizar a nossa ajuda, agradecemos todos os donativos. Peço aos sacerdotes que convidem as comunidades a partilharem ao longo das celebrações do mês de Maio. Os donativos devem ser entregues nos Serviços Centrais da Arquidiocese.
As necessidades são imensas e de diversa ordem. Há comunidades em que 90% das casas foram destruídas. A Diocese de Pemba, juntamente com as organizações do terreno, irá apoiar e acompanhar nas necessidades mais urgentes e, de imediato, na reconstrução possível. Entretanto, a Arquidiocese de Braga enviará para a Diocese da Pemba a quantia de 20.000€.
Estamos confiantes que, juntos, conseguiremos atender mais esta necessidade.
Unidos na Oração, fortalecidos para a Missão, sob o olhar materno de Santa Maria de Braga
Braga, 05 de Maio de 2019
III Domingo de Páscoa, Início da Semana de Oração pelas Vocações
† Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz
Download de Ficheiros
AjudaPemba2019.pdf
Partilhar