29 maio 2023

Uma riqueza do Espírito na Igreja

Fotografia

Homilia por ocasião da celebração de Pentecostes com Movimentos, Obras e Novas Comunidades presentes na Arquidiocese de Braga

\n \n

Antes de mais, muito obrigado, a D. Nuno Almeida, Bispo eleito da querida Diocese de Bragança-Miranda e à Vigararia episcopal Leigos, Família e Vida por este encontro na Solenidade do Pentecostes, sob o tema: “Enviados pelo Espírito ao lado e ao largo!”.

Bem-hajam pela vossa inestimável presença como Leigos e Leigas, homens e mulheres, jovens e idosos, implicados no testemunho do Evangelho nas realidades comuns da vida, no vosso trabalho, no compromisso social, nas ruas, no vasto campo do vosso apostolado, isto é, na evangelização.

A vida espiritual é a vida no Espírito e segundo o Espírito. «Hoje, como ontem, o Espírito continua a surpreender e a entusiasmar; a estimular e a ajudar a compreender; a renovar e a exigir. E, desde logo, a não se deixar aprisionar» (J. Aguiar).

1. Dom de Deus para a Evangelização

São João Paulo II escreveu na grande encíclica missionária, Redemptoris Missio: «No âmbito da Igreja, existem vários tipos de serviços, funções, ministérios e formas de animação da vida cristã. Recordo, como novidade surgida recentemente em bastantes Igrejas, o grande desenvolvimento dos «Movimentos eclesiais», dotados de dinamismo missionário. Quando se inserem humildemente na vida das Igrejas locais e são acolhidos cordialmente por Bispos e sacerdotes, nas estruturas diocesanas e paroquiais, os Movimentos representam um verdadeiro dom de Deus para a nova evangelização e para a atividade missionária propriamente dita. Recomendo, pois, que se difundam e sirvam para dar novo vigor, sobretudo entre os jovens, à vida cristã e à evangelização, numa visão pluralista dos modos de se associar e exprimir».

2. Eclesialidade

E, o Papa Francisco, na exortação apostólica Evangelii Gaudium, ao falar de uma reforma eclesial inadiável, diz: «As outras instituições eclesiais, comunidades de base e pequenas comunidades, movimentos e outras formas de associação são uma riqueza da Igreja que o Espírito suscita para evangelizar todos os ambientes e setores. Frequentemente trazem um novo ardor evangelizador e uma capacidade de diálogo com o mundo que renovam a Igreja. Mas é muito salutar que não percam o contacto com esta realidade muito rica da paróquia local e que se integrem de bom grado na pastoral orgânica da Igreja particular. Esta integração evitará que fiquem só com uma parte do Evangelho e da Igreja, ou que se transformem em nómades sem raízes».

3. A graça do Espírito Santo nos assista

No ordinário da Missa bracarense, há uma saudação pneumatológica. Com efeito, o sacerdote saúda a assembleia dizendo: Cel. Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. R. Ámen; A graça do Espírito Santo nos assista. R. Ámen; Cel. Irei ao altar de Deus. R. A Deus, que é a minha alegria.

No processo sinodal samaritano prosseguimos suplicando:

Eis-nos aqui, diante de Vós, Espírito Santo!
Eis-nos aqui, reunidos em vosso nome!
Só a Vós temos por Guia:
vinde a nós, ficai connosco,
e dignai-vos habitar em nossos corações.
Ensinai-nos o rumo a seguir
e como caminhar juntos até à meta.
Nós somos débeis e pecadores:
não permitais que sejamos causadores da desordem;
que a ignorância não nos desvie do caminho,
nem as simpatias humanas ou o preconceito nos tornem parciais.
Que sejamos um em Vós,
caminhando juntos para a vida eterna,
sem jamais nos afastarmos da verdade e da justiça.
Nós vo-lo pedimos
a Vós, que agis sempre em toda a parte,
em comunhão com o Pai e o Filho,
pelos séculos dos séculos.
Amen.

+ José Manuel Cordeiro