Arquidiocese de Braga -

6 maio 2023

Jesus Cristo: o caminho da verdade na vida

Fotografia

Homilia na bênção dos finalistas

\n \n

Acompanhamos a bênção aos finalistas da Universidade do Minho e da Universidade Católica Portuguesa e com esta Liturgia oferecemos «sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo», como nos recorda a segunda leitura (1Pd 2, 4-9). Juntos e todos: estudantes, docentes, autoridades, investigadores, colaboradores, familiares, amigos, agradecemos o dom do caminho da vida na busca da verdade.

As palavras do evangelho proclamado, no contexto da última ceia de Jesus com os discípulos, são bem desafiadoras no espírito deste momento celebrativo: «Disse-lhe Tomé: “Senhor, não sabemos para onde vais; como podemos saber o caminho?”. Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”» (Jo 14, 5-6).

1. Eu sou o Caminho

Quem quer entrar em relação com Deus não pode prescindir de Jesus Cristo, caminho, verdade e vida. 

Ao concluir o caminho académico na Universidade do Minho e na Universidade Católica Portuguesa, campus de Braga, olhamos agradecidos para estes lugares de esperança. 

Frequentemente assinalamos a Universidade como um lugar onde se olha o universo, o conjunto de todas as coisas. A universidade é, com efeito, casa universal: onde se produz conhecimento; onde se formam hábitos; onde se cria a arte; onde se desenvolve a cultura; onde se experimenta o humanismo; onde a sustentabilidade dos valores acontece; onde se está em segurança; onde existe liberdade de expressão, onde resulta autonomia, onde se debate a crise climática da casa comum, onde acrescentam a confiança e a responsabilidade.

2. Eu sou a Verdade

Todavia, Jesus provoca-nos a um caminho novo, o único para chegar ao Pai. A verdade que é Jesus manifesta-se no amor. Na realidade, «Sem caminho não se anda, sem a verdade nada se conhece, sem a vida não se vive» (Imitação de Cristo). Por outras palavras, Jesus Cristo é o caminho da verdade que conduz à vida plena. Só a verdade nos liberta. Por consequência: «a glória de Deus é o homem vivo e a vida do homem consiste na visão de Deus» (Santo Ireneu).

3. Eu sou a Vida

Aceitar Jesus como caminho e verdade, desafia a uma relação vital. Na vida, passamos de crise em crise. A crise atinge também a esperança. Contudo, Jesus impele-nos na confiança, na coragem e na paz: «não se perturbe o vosso coração» (Jo 14, 1). 

Ouso propor a oração de São Tomás More, rezada todos os dias pelo Papa Francisco, para pedir o bom humor:

Dai-me, Senhor, uma boa digestão, mas também qualquer coisa para digerir.
Concede-me a saúde do corpo e o necessário bom humor para mantê-la. Dai-me, Senhor, uma alma simples, que saiba aproveitar tudo o que é bom e não se assuste demasiado perante o mal, mas encontre maneira de recolocar as coisas no lugar devido. Dai-me uma alma que não fique refém do tédio nem de resmungos, impaciências ou lamentações, e não permitais que me atormente para lá do razoável com essa coisa turbulenta chamada “eu”. Dai-me, Senhor, um sentido de humor apurado e a capacidade de receber o que aí vem a sorrir vivendo o que me cabe com alegria e partilhando-a sem custos acrescidos com os outros. Ámen.

4. Senhora Mãe das Mães

O primeiro domingo de Maio é dedicado à Mãe. Na tradição da Igreja, também o mês de Maio e vivido como o mês de Maria, a Mãe das Mães. Por isso, damos graças pelo dom maior da mãe de cada um de nós. 

«Por isso acolhei, ó Mãe, esta nossa súplica:

Vós, estrela do mar, não nos deixeis naufragar na tempestade da guerra;

Vós, arca da nova aliança, inspirai projetos e caminhos de reconciliação;

Vós, “terra do Céu”, trazei de volta ao mundo a concórdia de Deus;

Apagai o ódio, acalmai a vingança, ensinai-nos o perdão;

Libertai-nos da guerra, preservai o mundo da ameaça nuclear;

Rainha do Rosário, despertai em nós a necessidade de rezar e amar;

Rainha da família humana, mostrai aos povos o caminho da fraternidade;

Rainha da paz, alcançai a paz para o mundo» (Ato de consagração ao Imaculado Coração de Maria, 25 de março de 2022).

Com Maria estamos a caminho da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, ao encontro de Cristo com milhares de jovens de todas as culturas e línguas, que já aqui em Braga experimentamos na harmonia da fraternidade e da amizade social.

+ José Manuel Cordeiro