DACS | 10 Nov 2015
Homilia no funeral do Cónego Jorge Coutinho
Homilia de D. Jorge Ortiga no funeral do Cónego Jorge Coutinho, Sé Catedral.

«Os caminhos de Deus nos caminhos do homem» relembraram, pela voz do Arcebispo Primaz, alguns dos caminhos de misericórdia que o Cónego Jorge Coutinho inspirou.

"Creio que todos nós hoje sentimos que o Cónego Jorge Coutinho foi um escolhido de Deus e que ouviu, certo dia, a voz de Deus a dizer-lhe «segue-me», «imita-me». Foram muitos os momentos, as ocasiões, as entregas e as lutas que travou para se converter num discípulo missionário, num sacerdote com um coração compadecido", sublinhou D. Jorge Ortiga.

O amor ao seminário, aos desfavorecidos e às iniciativas da Igreja foram alguns dos aspectos recordados pelo prelado.

O Cónego Jorge Coutinho dedicou toda a sua vida ao ensino, à investigação e à formação dos seminaristas. Em 1970 foi nomeado vice-reitor do Seminário Conciliar.

Em 1985 foi eleito cónego capitular do Cabido Metropolitano e Primacial Bracarense e, em 2003, Arcediago do Cabido. Neste domínio, é de sublinhar o enorme contributo que o Cónego Jorge Coutinho deu, por vários anos, à organização da Semana Santa, o que lhe valeu o reconhecimento das mais diversas instituições eclesiais e civis.

A missa exequial decorreu hoje, 10 de Novembro, pelas 10h30, na Sé Catedral.