Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
31 Mar 2017
Nova Ágora. Um contínuo diálogo
Discurso no encerramento do Ciclo de Conferências “Nova Ágora”

Com o encontro de hoje, encerramos o ciclo de conferências “Nova Ágora”, edição 2017. Mais do que tirar conclusões, pretendemos revisitar as motivações que há três anos nos levaram a dar início a esta experiência de confrontar olhares sobre diferentes temáticas.

Existe uma corrente silenciosa do pensamento acrítico. Infelizmente, em vários casos, determinadas elites advogam-se no direito de pensar pelos outros e de determinarem, inclusive, o que deve ser pensado. A natureza humana é, todavia, avessa à coação do pensamento. Precisa do exercício do pensamento e do confronto com a verdade, corrigindo o que deve ser corrigido e apaixonando-se por metas que a impulsione a objectivos nobres, sejam eles de tipo existencial ou de fé. A pressa existencial imposta pela tirania dos afazeres profissionais ou dos imprevistos não é, como sabemos, o melhor caminho para conquistar a realização pessoal.

No próximo ano continuaremos. Marquemos, desde já, encontro. Se quiserem manter-se em diálogo connosco não deixem de nos interpelar, de nos colocar em questão. Sabem que o caminho da Igreja coincide com o caminhar da humanidade. Somos humildes para reconhecer que não abarcamos toda a problemática existencial. Lancem-nos desafios. Façam propostas sobre temáticas e modos de continuarmos com adesão da comunidade a esta maravilhosa experiência da Nova Ágora. Não permitam que nos instalemos em rotinas. A minha gratidão pela presença e pelo contributo que nos oferecerão. Acreditem na vontade que temos de servir.

† Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz

Pode descarregar abaixo o PDF do discurso na íntegra.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva