25 março 2016

Páscoa: D. Jorge Ortiga visita reclusos

Fotografia DACS

DACS

O Arcebispo Primaz visitou, esta Sexta-Feira Santa, os reclusos dos Estabelecimentos Prisionais de Braga e Guimarães.

Um "Doce da Burrinha" e uma carta. Foram estas as ofertas que D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz, levou esta manhã aos 150 reclusos do Estabelecimento Prisional de Braga e aos cerca de 80 de Guimarães.

O prelado quis levar aos prisioneiros uma mensagem de esperança e a certeza de que a Igreja se lembra sempre deles, desejando estar próxima numa altura de vida tão complicada. D. Jorge Ortiga realçou ainda que há sempre uma "oportunidade para recomeçar a viver no respeito pela dignidade de todos" e que, depois de cumprida a pena, uma vida nova pode e deve começar.

"Ainda há muita vida a viver e podes experimentar que nasceste para ser feliz. Alguns caminhos não conduzem à autêntica felicidade. Viver com princípios, e seguindo os valores que a sociedade nos sugere nas suas leis, será a estrada a percorrer para que o resto da tua vida seja de paz e alegria", escreveu.

O Arcebispo deixou votos de Boa Páscoa e lembrou o exemplo de Cristo, que morreu para que o mundo estivesse melhor. "Vive, agora na prisão e depois lá fora, com atitudes de generosidade. Pensa nos outros. Empenha-te em tornar o mundo melhor", apelou.

D. Jorge Ortiga estendeu ainda os votos e um abraço aos familiares e amigos dos reclusos. "Com eles, e por eles, desejo-te que sejas feliz", concluiu.