D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga | 19 Abr 2004
OS JOVENS QUEREM VER JESUS
[Homilia da Eucaristia do Dia Diocesano da Juventude] 1 - «Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem Jesus». - Quando os jovens «querem ver» Jesus a alegria acontece. 2 - «Felizes os que acreditam». - A alegria está na adesão à Palavra. Os grupos de jovens valem por quanto de experiência da Palavra efectuam e comunicam. 3 - «Escreve num livro o que vês e envia-o às sete Igrejas». - A fé interior tem de se ver. É livro que se escreve para os outros apreciar. O mundo necessita deste «livro» que a juventude cristã está a escrever. Não permitais que apenas façam história os acontecimentos negativos. Promovamos iniciativas marcadas pela beleza e harmonia e comuniquemo-las. Passemos o testemunho duma juventude diferente que não se deixa embalar pelos cânticos de sereia do sensualismo, materialismo, diversões frívolas, fanatismo, violência. Mostrai outro mundo. - Arredemos o medo. «Não temais». Sejamos audazes. Não nos contentemos em fazer qualquer coisa. Adiramos ao projecto que nos foi proposto e gritemos que os três anos de Programação Pastoral sobre a Juventude já consolidaram e vão consolidar uma Pastoral Juvenil séria, reflectida, comprometida nas Paróquias, nos Arcipres-tados, na Diocese. - Que o mundo veja que em Braga há jovens felizes – não só nos Festivais – porque «viram» e «vêem Jesus»: na palavra, na Oração, na Eucaristia, no outro, na comunidade paroquial, Arciprestado e Diocese. Cripta do Sameiro, Dia Diocesano da Juventude, 18- -04-04. + Jorge Ortiga, A. P.