Departamento Arquidiocesano de Comunicação Social | 28 Jun 2013
“S. PEDRO NON-STOP" NA BASÍLICA DO TOURAL
A basílica de S. Pedro do Toural vai celebrar amanhã o seu padroeiro com uma grande iniciativa que promete agitar os cristãos vimaranenses. “S. Pedro Non-Stop” integra quase 13 horas de programação, subdivididas em momentos de celebração, reflexão e música, pretendendo assim assinalar o dia em que a Igreja celebra a memória de S. Pedro.

A basílica de S. Pedro do Toural, situada em pleno coração da cidade de Guimarães, vai celebrar amanhã o seu padroeiro com uma grande iniciativa que promete agitar os cristãos vimaranenses.

S. Pedro Non-Stop” integra quase 13 horas de programação, subdivididas em momentos de celebração, reflexão e música, pretendendo assim assinalar o dia em que a Igreja celebra a memória de S. Pedro, de uma forma mais apropriada ao Ano da Fé.

A iniciativa, que decorre no interior da basílica, está aberta a todos os que pretendam participar, crentes ou não crentes, cristãos mais convictos ou menos convictos.

O programa do dia inicia-se com uma eucaristia, pelas 10h00, que vai ser presidida pelo Bispo auxiliar D. António Moiteiro.

Após a celebração, diversos grupos e movimentos eclesiais vão dinamizar, cada um, uma hora de adoração eucarística. Seminaristas, crianças, Carismáticos, LIAM, Legião de Maria, Cireneus, Consagradas, Cursilhos, Escuteiros vão suceder-se entre as 11h00 e as 20h00. No final realiza-se uma bênção, subordinada ao tema “Tu és o Cristo”.

O grande momento do programa está reservado para as 21h00, altura em que a música e a reflexão em torno da personalidade do primeiro Chefe da Igreja vão tomar conta da iniciativa.

Primeiro, pela voz do jornalista Fernando Fernandes, que vai interpretar alguns trechos de cartas de S. Pedro, intercaladas por momentos de música sacra.

Pouco depois, o sociólogo A. Luís Ferreira vai palestrar sobre a figura e personalidade de S. Pedro ao longo da história, bem como sobre a sua importância na cultura e nas artes.

O grupo “Effatha” vai encerrar esta iniciativa interpretando músicas do seu álbum “Chama de Graça” e ainda estreando uma música original inspirada na figura de S. Pedro.

Segundo o padre José Silvino, esta iniciativa pretende celebrar S. Pedro «não apenas com uma missa ou realizando uma procissão, mas buscando um aprofundamento da fé».

«Acho que a Igreja deve celebrar a fé e os santos e aproveitar estes momentos festivos para purificar a fé», sublinhou.

Recordando que em Pedro os cristãos «podem ver alguém que seguiu o Senhor como qualquer um de nós, com dúvidas, hesitações e até negações», o capelão da basílica do Toural referiu ainda que se trata de um figura «cujo exemplo merece ser recordado».