Colaborador | 3 Jan 2012
LEILÃO DE PRESÉPIOS
No próximo dia 5 de Janeiro, pelas 21 horas, o Museu Pio XII realiza um novo leilão de presépios de Natal, resultantes da III Mostra de Presépios Regionais.

As cerca de cem peças, de materiais tão diversos, como madeira, ferro forjado, têxtil, mas sobretudo de cerâmica, da autoria dos mais prestigiados artesãos da cerâmica figurada da região do Minho, poderão agora ser adquiridas. A receita apurada, à excepção do preço de custo, que reverterá a favor dos autores das obras, destina-se a futuras actividades culturais a desenvolver pelos amigos do museu.

Após três edições consecutivas, com uma participação crescente de artesãos e com trabalhos de excepcional qualidade, considera a FILOMUPI – Associação dos Amigos do Museu PIO XII, chegado o momento de convidar os artesãos participantes a concorrer com novos trabalhos que desenvolvam um aprofundamento da mística do presépio.

São conhecidas diversas interpretações artísticas da natividade, contudo tem-se registado por parte dos artesãos uma procura do aprofundamento da origem bíblica do presépio. É neste contexto que a FILOMUPI pretende aproveitar o leilão de encerramento, para apresentar no próximo dia 05 de Janeiro, as orientações gerais sobre um concurso, com o objectivo de premiar os melhores trabalhos. Esta actividade culminará com a IV Mostra de Presépios Regionais, a inaugurar em Novembro de 2012, promovida pela FILOMUPI - Associação dos Amigos do Museu PIO XII.