Uma Igreja Sinodal e Samaritana

Programa Pastoral 2020/2023

Colaborador | 20 Dez 2011
CONSELHO PASTORAL PAROQUIAL
Em ano pastoral dedicado à Igreja, enquanto vinha amada e moldada pela Palavra, D. Jorge Ortiga publica a sua recente Carta Pastoral sobre o Conselho Pastoral Paroquial. Este documento destina-se essencialmente a todos os membros do Conselho Pastoral, podendo ser adquirido nos Serviços Centrais da Arquidiocese.

Conselho Pastoral Paroquial

Um órgão ideal, mas não irreal

“É ideal, mas não irreal”, proclamava Paulo VI, a 8 de Dezembro de 1965, na homilia da Eucaristia de Encerramento do Concílio Vaticano II. O Concílio considerado como sendo o maior na participação, o mais rico nas temáticas abordadas e o mais oportuno nas realidades sociais abordadas.

Passados quase 50 anos do acontecimento mais importante do séc. XX para os católicos, pergunto-me se o ideal conciliar proposto já é uma realidade. Aliás, foi com esse intuito que o Papa Bento XVI, no passado dia 11 de Outubro, anunciou o Ano da Fé a iniciar no próximo ano, através do Motu Proprio Porta Fidei.

«O Ano da Fé é convite para uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo. (…) A fé, que atua pelo amor (Gl 5, 6), torna-se um novo critério de entendimento e de ação, que muda toda a vida do homem», escreve no número 6.

Por isso, às portas do Jubileu Conciliar e em ano pastoral diocesano dedicado à Igreja, enquanto vinha amada e moldada pela Palavra, decidi escrever esta Carta Pastoral sobre o Conselho Pastoral Paroquial, como espaço privilegiado para revermos a nossa identidade, vivência e missão eclesial.

Uma carta que inicia com a abordagem de três pontos de partida (Vaticano II, Sínodo Diocesano e o contexto social e eclesial) que fundamentam, definem e contextualizam a urgência do Conselho Pastoral Paroquial. Depois, uma reflexão sobre as funções e critérios para o bom funcionamento do mesmo.

Que esta Carta seja um ponto de partida para que se mude a nossa forma de projetar a ação pastoral.

Departamento para a Comunicação Social