DACS com Pastoral Vocacional | 21 Set 2020
Momentos de Oração pela Vida e Vocações regressam a Braga a 1 de Outubro
O primeiro encontro é em São Lázaro.

Os Momentos de Oração pela Vida e Vocações estão de regresso à zona pastoral da cidade de Braga a partir do dia 1 de Outubro. A iniciativa, em parceria com o Departamento Arquidiocesano para a Pastoral Vocacional, tem lugar na primeira quinta-feira de cada mês, às 21h15.

Depois do primeiro momento, em São Lázaro, o encontro assume contornos particularmente diferentes a propósito da Semana de Oração pelos Seminários: decorre a uma sexta, dia 6 de Novembro, com uma vigília de oração na Igreja de S. Pedro e S. Paulo.

No dia 3 de Dezembro será a vez de Gualtar receber esta iniciativa. Seguem-se S. Vicente, a 7 de Janeiro; São Victor, a 4 de Fevereiro; a Igreja do Pópulo, a 4 de Março; e a Igreja de Senhora-a-Branca, a 8 de Abril. Em Maio, acontece o único momento de oração que obedece a um horário diferente, sendo às 17 horas, no dia 6, na Igreja de Sto. Adrião. O último dos encontros volta ao horário habitual, no dia 10 de Junho, na Igreja paroquial de Maximinos.

Apesar de todas as restrições trazidas pela pandemia da Covid-19, os promotores desta iniciativa procuram dar-lhe continuidade, sempre garantindo o cumprimento de todas as normas de saúde pública.

A iniciativa procura interpelar todos os fiéis batizados, chamados à fundamental e universal vocação à Santidade, promovendo momentos propícios à oração pelas vocações específicas, como a do matrimónio, a do sacerdócio ministerial e a de vida consagrada em geral, ou também, mais genericamente, vocações a ministérios laicais ligados aos carismas recebidos, de modo a que todos, particularmente os mais jovens, se sintam e saibam chamados a ser edificadores de “Uma Igreja Sinodal e Samaritana”, nomeadamente pelo exercício da caridade e do serviço aos irmãos, procurando ver com o coração.