Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Agência Ecclesia | 3 Jul 2020
Uma exposição online dedicada ao cuidado da Casa Comum
A exposição artística ‘Not for sale’ apresenta-se “como um complemento sensorial da mensagem de cuidado da Casa Comum”.
  © FEC

A Fundação Fé e Cooperação (FEC), a Associação Casa Velha e a rede internacional CIDSE estão a promover a exposição online ‘Not for sale’, da artista portuguesa Rita RA, procurando sensibilizar o público para temáticas ecológicas

A exposição artística ‘Not for sale’ apresenta-se como um complemento sensorial da mensagem de cuidado da Casa Comum”.

A peça ‘Casa-comum’ “é altamente frágil” e foi construída com folhas A4 de papel reciclado e agrafos, transmitido “a fragilidade da casa” e convidando a reconhecer que o espaço onde cada um vive e habita “precisa de ser cuidado”.

“À semelhança de um jardim, a casa deve ser cuidada, tratada, podada se necessário, com toda a dignidade, respeito e atenção”, explica a organização da exposição online.

O trabalho de Rita RA tem por base ideias como “fragilidade, comunidade, cuidado e acção”. A artista explora plástica e digitalmente materiais como o papel, o vidro e o metal e matérias como a terra, a pedra e a água, convidando “ao reconhecimento visceral de tudo o que rodeia, numa proposta e diálogo interior para a acção e cuidado exterior”.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva