Arquidiocese de Braga -

16 junho 2020

D. José Ornelas é o novo presidente da Conferência Episcopal Portuguesa

Fotografia Agência Ecclesia/HM

DACS

D. Virgílio Antunes, foi eleito vice-presidente pelos bispos portugueses.

\n

D. José Ornelas Carvalho foi esta manhã eleito presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) até 2023. Os bispos portugueses elegeram ainda D. Virgílio Antunes como vice-presidente do organismo.

Os bispos de Setúbal e Coimbra sucedem a D. Manuel Clemente e D. António Marto, presidente e vice-presidente, respectivamente, da Conferência Episcopal Portuguesa desde 2017. Ambos eram vogais do Conselho Permanente da CEP.

D. José Ornelas nasceu a 5 de Janeiro de 1954, na Madeira. Passou dois anos nas missões da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos) em Moçambique entre 1974 e 1976. Foi ordenado sacerdote a 9 de Agosto de 1981 e bispo a 25 de Outubro de 2015, depois de ser nomeado bispo de Setúbal pelo Papa Francisco.

D. Virgílio Antunes nasceu a 22 de Setembro de 1961, na Batalha. Foi ordenado presbítero a 29 de Setembro de 1985 e bispo a 3 de Julho de 2011, depois de ser nomeado bispo de Coimbra pelo Papa Bento XVI.

Os cinco vogais do Conselho Permanente da CEP no novo mandato são D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Linda, bispo do Porto, D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda, o cardeal D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, e D. Francisco Senra Coelho, arcebispo de Évora. O secretário, padre Manuel Barbosa, foi reconduzido no cargo.

Nas comissões, D. António Moiteiro permanece como presidente da comissão para a Educação Cristã e Doutrina da Fé; D. José Traquina como presidente da Pastoral Social e Mobilidade Humana; D. Joaquim Mendes na liderança da comissão do Laicado e Família; D. António Azevedo como presidente da comissão das Vocações e Ministérios; e D. João Lavrador mantém-se presidente da comissão da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais.

Quanto às comissões de Liturgia e Espiritualidade e Missão e Nova Evangelização, D. Anacleto Oliveira e D. Armando Esteves assumem, respectivamente, a presidência.