DACS | 8 Jun 2020
Arcebispo de Braga e presbitério celebram a Missa Crismal na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus
19 de Junho marca também o Dia de Oração pela Santificação dos Sacerdotes.
Sacerdotes na Missa Crismal de 2019 © Avelino Lima/Sé Catedral

A Missa Crismal deste ano já tem data. A tradicional celebração da Quinta-Feira Santa vai ter lugar na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, na sexta-feira, dia 19 de Junho, às 11 horas, na Sé de Braga.

Impedida pela pandemia e o então vigente estado de emergência, a “Missa dos Santos Óleos” – que toma o nome por nela se consagrarem os santos óleos dos catecúmenos, dos enfermos e do Crisma –, a celebração vai agora ser transmitida em directo nas páginas do YouTube e do Facebook da Arquidiocese de Braga.

A Solenidade do Sagrado Coração de Jesus é também o Dia de Oração pela Santificação dos Sacerdotes.

Devido às restrições de higiene e segurança respeitantes à situação epidemiológica, a celebração conta apenas com a presença do cabido, arciprestes, vice-arciprestes e sacerdotes que celebram as Bodas de Ouro e de Prata. Dentro das limitações de espaço, outros sacerdotes e leigos poderão participar.

D. Jorge Ortiga, arcebispo primaz, solicitou aos sacerdotes convocados para verificarem o lugar onde irão estar durante a concelebração, na nave central da Sé Catedral, e aí se paramentem, usando máscara durante a celebração.